Topo

Fox mergulha no universo do vale tudo com a brasileira "Rio Heroes"

Murilo Rosa é o protagonista de "Rio Heroes", série brasileira da Fox - Divulgação
Murilo Rosa é o protagonista de "Rio Heroes", série brasileira da Fox
Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

24/02/2018 04h00

A Fox foi ao universo da luta buscar sua nova série brasileira, “Rio Heroes”. A produção, que estreia neste sábado (24) às no canal pago Fox Premium 2, reúne um elenco de nomes conhecidos da TV aberta – como Murilo Rosa, Duda Nagle e Priscila Fantin – para contar a história real de um polêmico campeonato de vale tudo realizado no Brasil no início dos anos 2000.

Na trama criada por Fabio Danesi (“O Negócio”) e dirigida por Pablo Uranga (“Superbonita”), Rosa vive o lutador e professor de jiu-jitsu Jorge Pereira. Dono de um código de honra próprio, ele é adepto de métodos pouco ortodoxos: logo na cena de abertura, Jorge incentiva seu pupilo Rogerinho (Nagle) a brigar com o segurança de uma balada, como parte de seu treinamento.

O lutador, porém, se vê obrigado a lidar com as crescentes restrições que passavam a vigorar no esporte naquela época. Inconformado com as regras exigidas, ele vê uma chance de retomar o espírito original do vale-tudo quando um empresário lhe propõe organizar um campeonato que seria transmitido para apostadores americanos – o “Rio Heroes” do título, que na verdade acontecia em Osasco, na Grande São Paulo.

Ainda que com toques de humor, “Rio Heroes” se concentra na ação e no drama. Desde os primeiros minutos, Jorge se vê obrigado a enfrentar diversos conflitos, e isso foi um dos fatores que motivou a Fox a investir na história, produzida em parceria com a produtora Mixer e a distribuidora NBCUniversal.

“A gente imaginava que precisava ter algo além da luta, uma história dramática -- o que acabou se provando”, explicou ao UOL Zico Góes, vice-presidente de conteúdo e desenvolvimento da Fox na América Latina. “Dos personagens que lutam, todos têm um drama pessoal, familiar e profissional para contar. A gente acabou se encantando pela série pela dramaticidade desses personagens. A história vai muito além da violência”.

Priscila Fantin é a lutadora Claudia Pitbull na série "Rio Heroes", da Fox - Divulgação - Divulgação
Priscila Fantin é a lutadora Claudia Pitbull em "Rio Heroes"
Imagem: Divulgação

Priscila de volta à TV

Priscila Fantin, que estava fora da TV desde 2016, quando participou de “Haja Coração” e “Êta Mundo Bom”, foi atraída ao projeto principalmente por um motivo pessoal. “Em primeiro lugar, foi o convite para interpretar uma lutadora, pois essa é uma carreira à qual eu poderia ter me dedicado se não tivesse me tornado atriz. Depois, foi a qualidade do roteiro, que considero um dos melhores que já li”.

Na trama, Priscila vive Claudia Pitbull, uma lutadora que “é casca grossa e sabe disso” e aparece a partir do segundo episódio. “Ela fala de igual pra igual com os homens, mas também tem sua doçura. Vive um relacionamento que não é muito legal, mas tem a chance de mudar isso”, contou.

Para se preparar para o papel, a artista treinou MMA: “Eu fiz oito dias de MMA com o Gustavo Ximu, pra aprender técnicas de queda e chão. Já havia feito aulas de capoeira, taekwondo, boxe e muay thai, mas eu nunca tinha lutado, só tinha o conhecimento da técnica. O trabalho do Ximu foi também psicológico, e ajudou a tirar o meu medo de machucar alguém”.

Priscila, que do mundo das lutas clandestinas até então só conhecia o filme “Clube da Luta”, estrelado por Brad Pitt, ficou surpresa ao conhecer as histórias que ele traz. “Uma das coisas que mais me surpreendeu com certeza é que é realmente um universo de garra e honra”. 

Com cinco episódios, “Rio Heroes” já está aprovada para uma segunda temporada, que deve ser desenvolvida e gravada ainda este ano.