Topo

5 coisas que já sabemos sobre o filme do Jaspion que será feito no Brasil

Divulgação
Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

23/02/2018 04h00

A última quarta-feira (21) foi agitada para Nelson Sato, o empresário brasileiro que comprou os direitos do "Fantástico Jaspion" no Brasil. Ele anunciou que vai lançar em 2019 um filme do herói japonês, filmado no Brasil e com atores e diretores nacionais. Imediatamente, ele foi inundado com comentários que criticavam e elogiavam a iniciativa.

"Muitos fãs reclamaram e disseram que não podemos mexer no clássico. Outros nos elogiaram. O original vai ser sempre o original, não dá para comparar. O que queremos fazer, com muita humildade, é uma homenagem. O desafio é muito grande", disse ao UOL.

Sato foi um dos pioneiros no licenciamento das séries japonesas no Brasil, com mais de 32 anos de atuação. "As minhas motivações para fazer só agora o filme do Jaspion foram o aniversário de 30 anos da primeira exibição da produção no país e os 110 anos da imigração japonesa no Brasil", afirmou.

A adaptação da série de TV para o cinema ainda está em estágio inicial, já que nem os diretores nem os atores foram definidos. O produtor, no entanto, adiantou para o UOL algumas detalhes do filme. Acompanhe:

Cena da série Jaspion - Divulgação - Divulgação
Cena da série Jaspion
Imagem: Divulgação

1. Roteiro e elenco

O diretor e o elenco só serão conhecidos oficialmente em agosto, durante as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Mas Sato anunciou que não quer perder a influência japonesa. "Ainda é muito cedo para definir os atores, mas vamos buscar alguém nesta direção, com traços orientais". Já o roteiro deverá sofrer algumas modificações para se adaptar à realidade brasileira, mas sem perder a essência de ficção científica espacial. "A Toei [dona dos direitos japoneses] vai participar junto com a gente da produção do roteiro".

2. Ator japonês original

Ironicamente, Jaspion fez muito sucesso no Brasil mas passou despercebido no Japão. Hikaru Kurosaki, o ator que interpretou o personagem na série original, deverá ser convidado para participar do longa, embora ele esteja afastado da TV. "Com certeza vamos fazer o convite para ele participar do filme. Esperamos que ele aceite. Seria uma honra", afirmou Sato.

3. Nova armadura

A série Jaspion é uma ficção científica intergaláctica e uma das mudanças que Sato pretende fazer é na armadura do personagem. "Ela vai manter os traços originais, mas vamos modernizá-la. Eu comparo com as mudanças que a armadura do Homem de Ferro sofreu. Ela parece com a original, mas foi modernizada", explicou.

4. Orçamento

Sato revelou que o orçamento deverá girar em torno de US$ 2 milhões, que é mais ou menos quanto custa fazer um filme no Brasil. A diferença é que esta produção será uma ficção, uma área pouco explorada pelo cinema nacional, mais acostumado com comédias de costume. "Nossa empresa vai investir no filme, mas vamos buscar recursos também em patrocínio e em leis de incentivo".

5. Projeto dos anos 90

Uma das revelações mais surpreendentes de Sato é a de que a série quase virou filme nos anos 90. "Na época, eu estava na Manchete conversando com Jaime Monjardim. Mas aí ele se envolveu com a novela 'Pantanal' e, alguns anos depois surgiu os Power Rangers, fez aquele sucesso e nos desmotivou", lembrou.