Topo

Agora é no tribunal: "A Forma da Água" é processado por plágio nos EUA

"A Forma da Água" - Divulgação - Divulgação
Cena de "A Forma da Água"
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/02/2018 19h28

O filme "A Forma da Água", campeão de indicações e um dos favoritos ao Oscar 2018, plagiou a peça "Let Me Hear You Whisper", escrita por Paul Zindel no final da década de 1960, afirma uma ação apresentada à Justiça americana nesta quarta (21) pelo filho do autor David Zindel. O caso, que coloca na berlinda a Fox, o diretor Guillermo del Toro e o produtor Danel Kraus, veio à tona em janeiro, após receber 13 nomeações, incluindo as de melhor filme e diretor.

De acordo com a acusação, o produtor Daniel Kraus, que propôs o filme a Del Toro, é um grande admirador da obra Zindel, assim como o cineasta, e teria apresentado a ideia de história no mesmo ano em que a peça foi ao ar na TV americana. "Esses e outros detalhes reveladores da escrita e produção do longa evidenciam fortemente que os réus infringiram conscientemente a peça de Zindel".

Em comunicado, a Fox Searchlight classificou a acusação de "sem fundamento" e "totalmente sem mérito". "Vamos apresentar uma moção para a corte da Califórnia abandonar o caso", afirma o estúdio. "Além disso, a queixa parece ter sido feita para coincidir com o ciclo de votação do Oscar, para nos pressionar. s defenderemos vigorosamente este filme inovador e original."

A peça de Zindel retrata uma mulher solitária que trabalha em um centro de pesquisas durante a Guerra Fria. Aos poucos, a protagonista cria uma compaixão por um golfinho, que conversa apenas com ela. Quando o animal se recusa a cooperar com os cientistas, a sua "amiga" vai fazer de tudo para salvar o mamífero aquático.

A trama é muito parecida com a história de Elisa Esposito, a mulher que se apaixona por uma criatura aquática e vai lutar por esse amor no filme do cineasta mexicano. Ambos se passam durante a Guerra Fria período turbulento em que os Estados Unidos e a União Soviética disputavam a supremacia mundial e suas protagonistas dividem as mesmas características, além de encontrarem um amor "impossível".

Nas redes sociais, a produção de Del Toro ganhou o apelido de "A Forma do Plágio". "Ninguém parece falar sobre isso, mas eu assisti à produção televisiva de 'Let Me Hear You Whisper' uma semana antes de ver 'A Forma da Água' e não tem alguém envolvido na história que não conheça a peça. São muitas similaridades. Estou surpresa que nenhum familiar do escritor Paul Zindel esteja processando", lembrou um usuário.

 "A Forma da Água" estreou nos cinemas brasileiros no dia 1° de fevereiro.

Família de escritor entra na discussão

O espólio de Paul Zindel, vencedor do prestigiado prêmio Pulitzer, acusa o filme de usar o trabalho do escritor sem crédito, argumentando que o filme foi "claramente derivado" da peça "Let Me Hear You Whisper"."Estamos chocados que um estúdio importante faça um filme tão semelhante com o trabalho do meu falecido pai sem reconhecer e nos abordar sobre os direitos autorais", declarou David Zindel. 

Um porta-voz da Fox Searchligh negou as acusações. "Guillermo del Toro nunca leu ou viu a peça de Zindel. O sr. Del Toro possui uma carreira de 25 anos, na qual fez dez filmes, e sempre foi muito aberto sobre suas influências. Caso a família de Zindel possua questões sobre este trabalho original, nós estamos abertos para uma conversa."