Topo

Artistas protestam contra obra de Silvio Santos ao lado do Teatro Oficina

Silvio Santos discute com Zé Celso em reunião intermediada pelo prefeito João Doria (PSDB) - Reprodução/TV Folha
Silvio Santos discute com Zé Celso em reunião intermediada pelo prefeito João Doria (PSDB) Imagem: Reprodução/TV Folha

Do UOL, em São Paulo

30/10/2017 16h18

Um grupo de atores criou uma petição on-line para tentar impedir a empresa Sisan, do apresentador Silvio Santos, de construir prédios residenciais na região do Teatro Oficina, comandado pelo dramaturgo José Celso, na região central de São Paulo.

O projeto prevê a construção de três torres em volta do teatro. Uma delas taparia a visão de uma das janelas do Oficina, impedindo o espectador de observar a paisagem da cidade, uma das marcas do local. Até a publicação deste texto, a petição já contava com 3.000 assinaturas.

Na semana passada, o Condephaat (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de SP) reverteu uma decisão de 2016 que inviabilizava as obras no terreno ao lado do teatro. Projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi, a área do Oficina é tombada.

Imagem do projeto imobiliário da empresa Sisan, do apresentador e empresário Silvio Santos - Reprodução - Reprodução
Imagem do projeto imobiliário da empresa Sisan, do apresentador e empresário Silvio Santos
Imagem: Reprodução

“Iniciamos um movimento dos artistas do Brasil e do mundo, com o povo brasileiro, para que enviem para as autoridades do governo de São Paulo pedidos de veto ao assassinato cultural da obra de arte Teatro Oficina e seu entorno tombado”, escreve a Associação Teat(r)o Oficina Uziyna Uzona.

“Invocamos a força da multidão para que direcione, através de textos, vídeos, etc ao governado Geraldo Alckmin pedidos de veto ao empreendimento ao grupo Silvio Santos.” Segundo Zé Celso, o projeto "encaixotaria" o teatro em meio às torres e traria sérios prejuízos à vida cotidiana no bairro, iniciando um processo de gentrificação.

Com a presença do prefeito João Doria (PSDB) e do vereador Eduardo Suplicy (PT), Zé Celso e Silvio Santos discutiram o tema em uma reunião realizada em agosto deste ano. No vídeo do encontro, publicado pela "Folha de S.Paulo", Silvio Santos afirmou que, caso a questão não seja resolvida, vai "transferir a Cracolância” para a região do Teatro Oficina.