Topo

O dia em que o Vingador tentou ajudar Hitler a ganhar a Segunda Guerra

Vingador e o piloto nazista no episódio mais diferente de Caverna do Dragão - Reprodução
Vingador e o piloto nazista no episódio mais diferente de Caverna do Dragão Imagem: Reprodução

Lello Lopes

Em São Paulo

12/09/2017 04h00

Acostumado a mostrar dragões, mágicos e duendes, o desenho "Caverna do Dragão" teve um episódio com uma temática muito séria. Poucas vezes exibido no Brasil, "Apagando-se o Tempo" faz clara alusão ao nazismo ao mostrar o Vingador tentando interferir nos rumos da Segunda Guerra Mundial.

O plano do Vingador é alterar a história para evitar o nascimento de Hank, Sheila, Bobby, Diana, Eric e Presto. Para isso, ele busca através de um portal para Terra um guerreiro capaz de mudar os acontecimentos do passado. A ideia é colocada em prática quando o vilão consegue equipar um piloto alemão com uma avião super moderno. Assim, ele seria capaz de ganhar a guerra para Hitler e evitar que as crianças nasçam.

Piloto nazista em Caverna do Dragão - Reprodução - Reprodução
Símbolo usado pelo piloto no episódio parece com a suástica
Imagem: Reprodução
A ligação mais clara com o nazismo é quando o piloto Josef Muller fala que pertence à Luftwaffe, a força aérea alemã no Terceiro Reich. O uniforme tem um emblema bem parecido com aquele que os pilotos alemães usavam na guerra, além de uma tarja que lembra muito a suástica. 

As crianças não demoram muito para descobrir que Josef é um nazista, mas não o encaram como inimigo. E se sentem traídas quando ele, supostamente, se alia ao Vingador. Mas é claro que o plano do vilão não dá certo. O piloto, em vez de ajudar o Vingador, acaba destruindo portal e se tornando um embaixador da paz.

Exibido em 1985, no auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética, o desenho passa o recado de que mesmo os maiores inimigos podem se unir me torno de um bem comum. "A coragem dele ajudará a criar um mundo no qual vocês estarão prontos para nascer e se criar", filosofa o Mestre dos Magos no final do episódio.