Topo

Fim do mito: Uni nunca impediu volta das crianças de Caverna do Dragão

Eric quebra o espelho no episódio A Caverna das Fadas-Dragão - Reprodução - Reprodução
Será que o Eric nunca ouviu falar que quebrar espelho dá azar?
Imagem: Reprodução

Lello Lopes

Do UOL, em São Paulo

24/08/2017 04h00

Uma das maiores lendas em torno do clássico Caverna do Dragão, sucesso do Xou da Xuxa e da TV Colosso nos anos 80 e 90, é que a simpática Uni seria na verdade uma encarnação do mal enviada pelo Vingador para impedir a volta das crianças para casa. Afinal, quantas vezes o bichinho fez o grupo de amigos perder o caminho para a Terra? O UOL assistiu a todos os 27 episódios das três temporadas da série de animação e chegou a uma conclusão que pode surpreender muita gente: NENHUMA!

As crianças conseguiram abrir o portal de volta para casa em nove episódios da série. E, apesar de algumas vezes a despedida entre Uni e Bob ter sido um pouco demorada, em nenhum momento a unicórnio foi responsável pelo retorno ter dado errado. O maior vilão dos garotos, como não poderia deixar de ser, foi o Vingador. Direta ou indiretamente ele destruiu a saída em seis oportunidades. Eric fez com que os amigos ficassem no Reino em duas ocasiões. E Diana tomou a decisão de fechar o portal na outra vez que ele foi aberto.

Veja como foram as quase saídas da galera da maluca terra do Mestre dos Magos:

O Olho do Observador - Culpado: Vingador

Eric salva Sir. John no episódio O Olho do Observador de A Caverna do Dragão - Reprodução - Reprodução
Eric salva Sir. John no episódio O Olho do Observador de A Caverna do Dragão
Imagem: Reprodução

Com o portal aberto, as crianças desistem de voltar para casa para salvar o cavaleiro covarde Sir John e seu filho do ataque do Vingador. O salvamento é bem sucedido, mas o portal aberto pelo olho do Observador escapa pelo ralo.

A Bela e a Fera do Pântano - Culpado: Eric

Como fera do pântano, Eric impede a volta da galera de Caverna do Dragão para casa - Reprodução - Reprodução
Como fera do pântano, Eric impede a volta da galera para casa
Imagem: Reprodução

Uma dica importante: é preciso ouvir o Mestre dos Magos. Eric não levou em conta a fala do velhinho e, ao tocar em uma flor, virou uma fera do pântano. Quando a turma achou o rio que corria ao contrário e finalmente conseguiu voltar para casa, o cavaleiro estava transformado em monstro. Para não deixar o amigo sozinho no Reino, toda a turma desiste de ficar em casa.

Prisão sem Muros - Culpados: Vingador e Lukian

Episódio Prisão sem Muros de Caverna do Dragão - Reprodução - Reprodução
Ponto que leva à Terra é destruído na luta entre Vingador e Lukian
Imagem: Reprodução

Não basta só enfrentar monstros, gigantes e um vilão chifrudo de voz rouca. As crianças também têm que encarar uma onda de azar, como no caso desse episódio. O ponto do mapa do Universo que levaria a turma para casa é destruído acidentalmente na briga entre o Vingador e um mago chamado Lukian. É muita zica para uma galerinha tão pequena.

A Caixa - Culpado: Vingador

Episódio A Caixa de Caverna do Dragão - Reprodução - Reprodução
Eles chegam em casa. Mas o Vingador vem logo atrás
Imagem: Reprodução

Em nenhum outro momento da série a turma ficou tão perto de voltar para casa. A caixa de Pandora abriu o caminho para a Terra e as crianças finalmente chegaram ao nosso mundo. O problema: trouxeram o Vingador a reboque. O vilão queria as armas do poder e, para isso, começou a destruir o planeta. Para evitar que ele dominasse a Terra, a turma não teve outra alternativa a não ser voltar para o Reino.

O Sonho - Culpado: Vingador

Episódio O Sonho de A Caverna do Dragão - Reprodução - Reprodução
Bob fica perto de casa, mas apenas sua amiga volta
Imagem: Reprodução

O portal para casa estava a uma escada de distância, mas o Vingador criou uma aranha gigantesca e monstruosa para impedir as crianças. A única pessoa que conseguiu voltar foi Terri, uma amiga que eles fizeram pelo caminho. A boa notícia é que Terri tinha sonhos premonitórios. E a pequena mãe Dinah viu que um dia os garotos finalmente conseguiriam voltar para casa.

O Dia do Mestre dos Magos - Culpado: Vingador

Episódio O Dia do Mestre dos Magos de Caverna do Dragão - Reprodução - Reprodução
Olha lá o Vingador aparecendo de novo para acabar com a festa
Imagem: Reprodução

Eric vira o Mestre dos Magos por um dia e faz um excelente trabalho: ele abre o portal de volta para casa. Mas é claro que o Vingador aparece para atrapalhar tudo. O Cara de Morcego entra em uma batalha intensa com Eric, e o cavaleiro conta com a ajuda dos amigos para derrotá-lo. Infelizmente para a turma, o saldo da batalha foi ver a chance de voltar para casa ir embora mais uma vez.

O Cemitério dos Dragões - Culpado: Vingador

Vingador no episódio O Cemitério dos Dragões de Caverna do Dragão - Reprodução - Reprodução
Vingador acaba com o portal e coloca as crianças numa fria. Literalmente
Imagem: Reprodução

Desta vez o Vingador nem precisou chegar ao fim do episódio para estragar os planos da galera. Logo no comecinho do desenho ele destrói o portal que estava aberto em uma geleira. E ainda quase mata a criançada congelada!

O Filho do Astrólogo - Culpada: Diana

Diana, Sheila e Mestre dos Magos no episódio O Filho do Astrólogo em Caverna do Dragão - Reprodução - Reprodução
Diana chora a partida de Kosar e a chance perdida de voltar para casa
Imagem: Reprodução

Diana cumpre uma profecia, destrói a malvada rainha Syrith e ainda abre o portal para casa. Mas ela troca a volta para o nosso mundo pela vida de seu crush, o jovem Kosar. O garoto vira uma estrela, em um dos momentos mais tristes de toda a série.

A Caverna das Fadas-Dragão - Culpado: Eric

Um espelho mágico leva a qualquer lugar do Universo. Depois de os garotos ajudarem um grupo de fadas-dragão a voltar para casa, Eric segue um conselho do Mestre dos Magos e quebra o espelho para proteger as criaturinhas. A difícil decisão acaba com a chance deles retornarem à Terra, no último episódio da série que foi ao ar.