Topo

Sem grandes palcos no centro, Doria diz resgatar a tradição da Virada

Nando Reis, Daniela Mercury, Liniker e Mc Gui estão entre as atrações da Virada Cultural 2017 - Montagem/UOL
Nando Reis, Daniela Mercury, Liniker e Mc Gui estão entre as atrações da Virada Cultural 2017 Imagem: Montagem/UOL

Jussara Soares

Colaboração para o UOL, de São Paulo

08/05/2017 16h05

A Virada Cultural de São Paulo substituirá os palcos com grandes shows por tablados com apresentações menores no centro da cidade. A 13ª edição do evento acontece a partir das 18h do sábado, 20 de maio, às 19h do domingo, dia 21 de maio.

Além dos tablados, o Centro terá programações itinerantes. Os cortejos circularão entre as ruas Xavier de Toledo, Conselheiro Crispiniano e as avenidas São João e Ipiranga. Entre as atrações: É o Tchan, Grupo Molejo e Tiago Abravanel com o Ballet Plus Size.

Atrações maiores como Daniela Mercury, Olodum, Titãs, Nando Reis, Diogo Nogueira, MC Gui e Alcione foram deslocadas para locais como o Sambódromo do Anhembi, Autódromo de Interlagos, Chácara do Jockey e Parque do Carmo.

O objetivo, segundo o governo João Doria, é promover a interação com o espaço público e garantir a mobilidade para que as pessoas passeiem no centro da cidade. "Não haverá palcos grandes, mas tablados para que as pessoas possam se deslocar entre eles. Nós retomamos a tradição da Virada", disse o prefeito João Doria, em conversa com jornalistas na tarde desta segunda-feira (8).

Serão 900 atrações espalhadas pela cidade, das quais 75% foram selecionadas a partir do chamamento público. Neste ano, o município investirá R$ 13 milhões na Virada, dois milhões a menos do que o investido em 2016. O maior patrocinador deste ano é o Banco Bradesco, que investiu R$ 2 milhões.

Neste ano, a Praça Julio Prestes, palco de grandes shows nas edições anteriores da Virada, não receberá programação. O secretário de Cultura negou que o motivo seja a proximidade com a Cracolândia e alegou que o local ficou de fora porque era distante de onde estarão os demais tablados.

Por outro lado, Sturm admitiu que a segurança foi um dos motivos para o novo modelo do evento. "A segurança foi uma das questões sim. É claro que um monte de gente se deslocando dá problema", disse. Os pontos onde ocorrerão as atrações da Virada estarão todas iluminadas. "De um tablado se enxergará outro. Não será preciso nem mapa."

No centro serão 30 pontos de atração, como tablado "Tributos", no Boulevard São João, que terá homenagens a artistas. Um grande encontro de hip-hop acontecerá no Largo São Bento, enquanto o samba terá vez na esquina da Ipiranga com São João, e o forró, na Praça do Patriarca.

Wanderléa - André Rodrigues/UOL - André Rodrigues/UOL
Wanderléa levará o musical "60! - Década de Arromba" à Virada Cultural de São Paulo
Imagem: André Rodrigues/UOL

No Vale do Anhangabaú, haverá apresentação de espetáculos musicais, como "Alegria, Alegria", sobre os 50 anos da Tropicália, e "60! Década de Arromba", com Wanderléa.

O Theatro Municipal e a Bilblioteca Mario de Andrade também terão atrações. Entre um tablado e outro, acontecerão cortejos com intervenções artísticas. 

"A natureza da Virada não é ser um conjunto de grandes shows. Queremos que mais gente participe, mas participe melhor", disse André Sturm, secretário municipal de Cultura, que não quis estimar o público para o evento.

O ator e diretor Hugo Possolo, do Espaço Parlapatões, que participou da curadoria da 13ª Virada, diz que o objetivo é fazer a cidade novamente protagonista do evento. "Queremos mais pessoas espalhadas e que possam se relacionar com a obra de arte, o artista e a cidade", disse.

Virada descentralizada

Para acompanhar os grandes shows haverá reforço de ônibus fazendo a linha entre o Terminal Tietê e o Sambódromo do Anhembi. Da estação do metrô Butantã sairão ônibus direto para a Chácara do Jockey. Como nas edições anteriores, o metrô funcionará 24 horas.

Dona Onete - Laís Teixeira/Divulgação - Laís Teixeira/Divulgação
Dona Onete faz show na Chácara do Jockey
Imagem: Laís Teixeira/Divulgação

Casas de Cultura, centros culturais, bibliotecas e teatros municipais terão atrações. "Queremos valorizar os equipamentos municipais e que as pessoas possam ir à Virada perto de suas casas", explicou o secretário André Sturm.

O Autódromo de Interlagos, na zona sul, receberá programação no domingo (21). Haverá apresentação de artistas circenses, feira gastronômica e show de MC Gui. "Interlagos será o grande destino da família", disse o prefeito.

No Sambódromo do Anhembi, na zona norte, haverá dois palcos. No principal, shows de Daniela Mercury, Titãs e Olodum. Já o palco Festa terá apresentações de blocos carnavalescos como o Tarado Ni Você e o pernambucano Vaca Profana.

Os destaques na Chácara do Jockey, na zona oeste, são Liniker, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, Nando Reis e Dona Onete com Gaby Amarantos.

No Parque do Carmo, na zona leste, as principais atrações são Fagner, Alcione e Diogo Nogueira. Já Mart'nália, Fundo de Quintal e MV Bill se apresentam na Praça do Campo Limpo, na zona sul.

Em todos os locais onde ocorrerão os grandes shows da Virada da Cultural, haverá intervenções artísticas e outras atrações em palcos menores."A ideia é que a pessoa que vai para um único local tenha mais atrativos e permaneça, mesmo que não goste do próximo show", disse Sturm. Ao todo, a Virada acontecerá em 100 pontos da capital, na área de 30 prefeituras regionais.

A programação completa da 13ª Virada Cultural de São Paulo, que acontece nos dias 20 e 21 de maio, já está disponível no site oficial da prefeitura