Topo

Por que o Mickey usa luvas? Pelo mesmo motivo que o Cebolinha usa sapatos

O personagem Mickey Mouse - Divulgação
O personagem Mickey Mouse Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

03/02/2017 16h20

"Por que o Mickey usa luvas?" é aquele tipo de pergunta que sempre surge em algum momento da infância. É um mistério, mas  que pode ser explicado pelo mesmo motivo de Cebolinha, da Turma da Mônica, ser o único que usa sapatos: falta de tempo.

O site norte-americano "Vox" investigou a incomum indumentária dos personagens da Disney e concluiu que desenhar uma luva arredondada é mais fácil e rápido do que a complexa anatomia da mão, especialmente ao fazer uma animação, quando esses detalhes têm de ser repetidos varias vezes.

 O ratinho mais famoso do mundo, Mickey Mouse, foi criado em 1928 e desde então é um dos desenhos favoritos de crianças de várias gerações. Nas décadas de 80 e 90 não foi diferente. Mickey, Minnie e sua turma conquistaram uma legião de fãs no Brasil - AP - AP
O personagem Mickey Mouse
Imagem: AP

Outro motivo apontado diz respeito à qualidade da resolução das televisões. Na época em que foram criados, as TVs ainda eram em preto e branco e as luvas brancas davam contrastes aos dedos dos personagens de corpo preto.

A explicação foi dada por John Canemaker, especialista em animação e professor da Universidade de Nova York. Canemaker contou ainda que os personagens da Disney foram inspirados no teatro de Vaudeville, que também usavam luvas no palco.

No Brasil

No caso da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa disse em diversas ocasiões que desenhava Cebolinha com sapatos porque, quando foi criado em 1960, o cartunista tinha mais tempo livre e mais disponibilidade para fazer os detalhes.

Segundo Mauricio, os outros personagens surgiram quando ele produzia as tirinhas em um prazo mais curto de tempo --a Mônica, por exemplo, foi criada em 1963. Assim, para dar conta do recado, preferiu não desenhar os sapatos. "Quem nasceu sem sapato, ficou sem sapato", explicou.

Já Chico Bento tem dedos porque é um personagem da roça, pé no chão, e ficaram evidentes para reforçar essa ideia caipira.