Topo

Roteiro indica 10 eventos gratuitos para curtir o final de semana no Rio

Laila Garin e Alejandro Claveaux na peça "Gota d"Água (a seco)" - Reprodução/Facebook
Laila Garin e Alejandro Claveaux na peça "Gota d'Água (a seco)" Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/08/2016 14h41

Com pouco tempo de descanso entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a capital carioca terá um final de semana cheio de programação cultural gratuita, desde shows de samba, passando por evento de gastronomia, passeio a pé e até espetáculos de teatro.

O Guia UOL sugere 10 eventos gratuitos para curtir o sábado (27) e domingo (28) no Rio, confira:

Espetáculo "Gota d'Água (a seco)"
Neste sábado (27), haverá apresentação gratuita do espetáculo às 20h, na Arena Fernando Torres, no Parque Madureira. Com Laila Garin e Alejandro Claveaux, a peça é uma nova versão do clássico de Chico Buarque e Paulo Pontes. Com apenas dois atores em cena e outras canções em seu roteiro, adaptação de Rafael Gomes tem direção musical de Pedro Luís.
Quando: Sábado, dia 27 de agosto de 2016, às 20h.
Onde: Arena Fernado Torres - Rua Bernardino de Andrade, 200 - Parque Madureira.
Quanto: Entrada gratuita. As senhas serão distribuídas uma hora antes de cada sessão, por ordem de chegada.
Mais informações: (21) 3495-3093 e (21) 3495-3078.

Rolé Carioca em Del Castilho
O projeto Rolé Carioca volta ao subúrbio do Rio com o passeio em Del Castilho no próximo domingo (28). Ainda em período olímpico, o sexto Rolé do ano traz histórias presentes na construção da memória do subúrbio. Por onde começa e acaba Del Castilho? Qual a origem do nome do bairro? Respostas para estas e outras perguntas, o público terá no passeio, que começa às 9h, no Shopping Nova América, em frente à saída do Metrô, o ponto de encontro escolhido.
Quando: dia 28 de agosto de 2016, encontro às 9h. Aproximadamente 2 horas de passeio.
Onde: Shopping Nova América, em frente à saída do Metrô.
Quanto: Evento gratuito, não é necessário se inscrever.
Mais informações: (21) 2208-5952 e www.rolecarioca.com.br

Brinquedoteka no Shopping Metropolitano Barra
Que tal um mergulho no túnel do tempo para relembrar alguns dos brinquedos mais clássicos dos anos 80? E se estes brinquedos forem em tamanho gigante? É esta a proposta da exposição interativa Brinquedoteka que reúne, além dos brinquedos gigantes, games da época como o Atari e ainda telas interativas com clipes musicais e seriados da época. O público também poderá brincar em diversos jogos da época, em tamanho gigante. Genius, Aquaplay, Futebol de Pinos, Cai não Cai e Pula Pirata são os protagonistas.
Quando: de 10 de agosto a 4 de setembro de 2016. De segunda a sexta, das 14h às 20h30, sábado, das 11h às 21h e domingo, das 13h às 21h.
Onde: Shopping Metropolitano Barra - Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300 - Barra da Tijuca.
Quanto: Evento gratuito.
Mais informações: www.shoppingmetropolitanobarra.com.br

Mostra Acessível Rio das Olimpíadas
No sábado (27), às 20h, é a última oportunidade para conferir a Mostra Acessível Rio das Olimpíadas, no Teatro Cacilda Becker. Os trabalhos da mostra são interpretados por artistas com deficiências físicas e cerebrais (cadeirantes, anões, cego, usuário de muletas, com lesão cerebral, membros atrofiados) atuando de igual para igual com artistas sem deficiências. Desta forma a Mostra Acessível dialoga com a Paraolimpíada Rio 2016. No sábado (27), é a vez da peça "Avental Todo Sujo de Ovo", do Grupo Ninho de Teatro (CE). O espetáculo trata da relação familiar, com seus sentimentos, limitações e suas in/verdades.
Quando: Sábado, dia 27 de agosto de 2016, às 20h.
Onde: Teatro Cacilda Becker - Rua do Catete, 338, Catete.
Quanto: Entrada gratuita. Distribuição dos ingressos 1h antes de cada espetáculo.
Mais informações: (21) 2265-9933.

Food truck do Aconchego Carioca - Divulgação - Divulgação
Food truck do Aconchego Carioca
Imagem: Divulgação
Lagoa Bier Fest
Evento de cervejas artesanais e gastronomia de volta à Lagoa em sua terceira edição. Quem passar pelo Parque da Catacumba vai poder conferir as novidades em cervejarias artesanais com rótulos de variados estilos, como American Pale Ale, Weiss, India Pale Ale, Pilsen, Lager, Witbier, Irish Red Ale, Hop Lager, Belgian Pale Ale e muitas outras denominações. As cervejarias são da cidade do Rio de Janeiro, Niterói, Itaboraí e Volta Redonda. Participam dessa edição: Green Lab Craft Brewery, Irada, Brassaria Ampolis, Mistura Clássica, Noi, Donna, Fraga, Hija De Punta, Labirinto,4 Folhas, Malte Carioca, Mato Carioca, Secreta, Brewbus, Old School, e Cervejaria Kurumã. Já quem curte um bom vinho poderá optar pelo stand do Enoeventos e Veni Vidi Vino. Para matar a fome, hambúrgueres, crepes, espetinhos gourmet, empanadas, comida alemã, hot dogs, quitutes, doces, brigadeiros, petiscos, sanduíches de porco, comida japonesa e muito mais nos food trucks do Aconchego Carioca, Big Head Food, Creperia Cliche,Dona Sebastiana, Metamorfose, Fred Maeyer, The Pub Truck, HareBurguer, Hell's Burger, Las Empanadas, Forster Haus, Kituteria Karioca,Mamma Buchi, Nika, Oinc Point, Rosita, Sabor Doc, Da Gema, Food Bike de Açaí Fruta Brasil, Steak Me, Tequesos, Brigadeiro Chef,Woncakes, Jalapeño e Colé.
Quando: dias 26, 27 e 28 de agosto de 2016. Sexta, das 18h às 23h e Sábado e domingo, das 12h às 23h.
Onde: Estacionamento em frente ao Parque da Catacumba - Lagoa.
Quanto: Entrada gratuita.

OliAle - Casa da Alemanha
Antes dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o OliAle reabrirá apenas nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2016. No sábado e domingo, o Goethe-Institut Rio de Janeiro convida a participar dos Jogos do Sul, série de jogos desenvolvidas por estudantes vindos de todos os cantos da América do Sul. O objetivo não é jogar uns contra os outros, mas sim uns com os outros, ressaltando assim o valor social do jogo. E ainda comidinhas alemãs e área de jogos para o público.
Quando: dias 27 e 28 de agosto de 2016, sábado e domingo, de 11h às 18h.
Onde: Praia do Leblon, entre o Jardim de Alah e o Posto 11.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.facebook.com/ConsuladoGeralAlemaoNoRio

O Século do Samba na Casa Brasil
No sábado (27), a Casa Brasil recebe o show O Século do Samba, com Leci Brandão e Tantinho da Mangueira. Os dois cantam um repertório tradicional de partido-alto, com refrães tradicionais e improvisando versos em cima de partidos estilizados, como "Isso é fundo de quintal". Além disso, Leci e Tantinho, mangueirenses ilustres, cantarão um pequeno bloco de sambas em homenagem à Escola. A Casa Brasil receberá, até 17 de setembro, a série O século do samba, que reúne artistas de primeira grandeza em quatro diferentes shows que farão parte da programação cultural, durante os Jogos Rio 2016, no Armazém 2 do Cais do porto. Paralelamente aos shows,haverá ainda oficinas de percussão e dança de samba de raiz e de escola de samba durante a semana. A Casa Brasil, espaço de divulgação da diversidade brasileira durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, tem programação diária e gratuita.
Quando: dia 27 de agosto de 2016, às 19h.
Onde: Casa Brasil - Armazém 2 do Cais do Porto (próximo a Praça Mauá) - Zona portuária.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.casabrasil2016.gov.br

A soprano Angélica de La Riva - Alcir N. Silva/Divulgação - Alcir N. Silva/Divulgação
A soprano Angélica de La Riva
Imagem: Alcir N. Silva/Divulgação
22º Rio International Cello Encounter
Um dos maiores festivais de música instrumental do país, o Rio International Cello Encounter, acontece de 25 de agosto a 5 de setembro no Rio de Janeiro. Expoentes da música, dança e artes plásticas participam do evento. Criado pelo músico inglês David Chew em 1994, o Rio Cello apresenta, além de concertos, espetáculos de dança, masterclasses e workshops de artes visuais, tudo inteiramente gratuito. Neste final de semana haverá apresentações na Fundação Eva Kablin no sábado (27), às 18h, com Angélica de La Riva (soprano), Diego Carneiro (violoncelo) e Gerald Robbins (piano), e no domingo (28), às 16h, na Igreja Candelária, com a Orquestra de Cordas de Volta Redonda.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações e programação completa: www.riocello.com

Festival Dança em Trânsito no Baixo Suíça
O Baixo Suíça receberá o Dança em Trânsito, festival internacional de dança contemporânea que acontece para além dos teatros e já ocupou diversos e inusitados palcos, como praças, escadarias, calçadas, shoppings, parques, entre outros. É um evento para todos os públicos, que apresenta significativa variedade de trabalhos e intérpretes, e preza pela sustentabilidade da dança contemporânea e seus representantes.
Quando: Sábado, dia 27 de agosto de 2016, a partir das 11h.
Onde: Baixo Suíça (Casa da Suíça) - Campo de beisebol, Lagoa Rodrigo de Freitas perto de Corte do Cantagalo.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: http://dancaemtransito.com.br/

Entre as réplicas da exposição está "Abaporu", 1928, óleo sobre tela, 85 x 73 cm (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires - Fundación Costantini, Buenos Aires, Argentina). "Universo de Tarsila do Amaral" fica em cartaz no Shopping Pátio Higienópolis (piso Veiga Filho, vão central) de 26 de agosto, às 19h, até 27 de setembro. A visitação pode ser feita das 10h às 22h, de segunda a sábado, e domingos e feriados, das 14h às 20h. - Divulgação - Divulgação
O "Abaporu", de Tarsila do Amaral
Imagem: Divulgação
Domingo no MAR
Todo último domingo de cada mês de 2016, o Museu de Arte do Rio oferece entrada gratuita em todas as exposições. O grande destaque para domingo (28) é a mostra "A Cor do Brasil", que fica em cartaz até 15 de janeiro de 2017. O quadro "Abaporu", da artista Tarsila do Amaral, está em exibição na mostra, no entanto, a tela emprestada pelo MALBA (Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires) só fica no MAR até o dia 30 de agosto.
Onde: Museu de Arte do Rio - Praça Mauá, 5 - Centro.
Quando: Domingo no MAR neste domingo, dia 28 de agosto de 2016, de 10h às 17h.
Quanto: Entrada gratuita neste domingo, dia 28 de agosto de 2016. Demais dias R$ 10 (inteira) e gratuito as terças.
Mais informações: www.museudeartedorio.org.br