Topo

Passeios a pé pelo Rio mostram a cidade de outros ângulos; veja roteiro

Projeto Rolé Carioca no passeio em Engenho de Dentro - Thiago Diniz/Divulgação
Projeto Rolé Carioca no passeio em Engenho de Dentro Imagem: Thiago Diniz/Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/07/2016 11h14

Quem esteve na praia ou em pontos turísticos do Rio no último final de semana, notou que a cidade já começa a receber os inúmeros turistas brasileiros e estrangeiros para os Jogos Olímpicos. Além dos locais tradicionais de turismo, uma outra forma de conhecer a cidade é fazendo um passeio a pé por regiões históricas, com guias que entendem do assunto.

Para cariocas e turistas, o Guia UOL sugere alguns passeios programados para esta semana, confira:

Rolé Carioca em Copacabana
O projeto Rolé Carioca promove no próximo domingo (31) um passeio pelas famosas ruas de Copacabana. E pensando nos turistas estrangeiros que estarão na cidade para os Jogos Olímpicos, a edição será bilíngue, em português e inglês. O roteiro começará pela Praça Cardel Arcoverde e depois seguirá para o Beco das Garrafas, passando pelo o Copacabana Palace, pela Praça Serzedelo Corrêa, pelo lendário Cine Roxy e o endereço onde será o novo Museu da Imagem e do Som, chegando à Praia de Copacabana, visitando a Estátua Carlos Drummond de Andrade e finalizando no Forte de Copacabana. Entre curiosidades e fatos históricos, os professores irão explicar como a população migrou até a região de Copacabana durante a organização da Cidade do Rio de Janeiro. As próximas edições do Rolé Carioca estão marcadas para 28 de agosto, em Del Castilho, 25 de setembro, Circuito Porto, 30 de outubro, em Laranjeiras e no dia 27 de novembro, o circuito mais votado no site.
Quando: dia 31 de julho de 2016, domingo, às 9h. O passeio dura aproximadamente 2 horas.
Onde: Ponto de encontro na Praça Cardeal Arcoverde - Copacabana.
Quanto: Evento gratuito, não é necessário fazer inscrição.
Mais informações: (21) 2208-5952 e www.rolecarioca.com.br

Roteiros do Rio - Passeio noturno no Centro
Com coordenação do professor Dr. João Baptista de Mello, o projeto Roteiros Geográficos do Rio organiza passeios por partes históricas da capital fluminense, acompanhados de professores com conhecimento na história e geografia da cidade. Na quinta (28), às 20h, o projeto promove um passeio noturno no centro a pé. A caminhada começa nos jardins da Catedral Presbiteriana, passando pelo Real Gabinete Português de Leitura, Centro Cultural Carioca, Igreja Nossa Senhora da Lampadosa, Avenida Passos, Praça Tiradentes, Quarteirão Cultural e do Rio Scenarium, Avenida Mem de Sá dos sobrados exuberantes, Arcos da Lapa e Sala Cecília Meirelles.
Quando: dia 28 de julho de 2016, quinta, às 20h. Em caso de tempo chuvoso, o roteiro será cancelado.
Onde: Ponto de encontro nos jardins da Catedral Presbiteriana do Rio - Rua Silva Jardim - Centro.
Quanto: Evento gratuito, não é necessário fazer inscrição.
Mais informações: (21) 98871-7238 e www.roteirosdorio.com

Roteiros do Rio - Caminhando Entre Luzes no Centro do Rio
Na sexta (29), às 20h, o projeto Roteiros Geográficos do Rio promove outro passeio noturno pelo centro da cidade. Com foco nas luzes do centro históricos, o passeio começa na Casa França-Brasil, passando pela Igreja da Candelária, CCBB, Centro Cultural Correios, Catedral de São Sebastião, Rua do Rosário, Rua do Ouvidor, Convento das Carmelitas, Paço Imperial, Palácio Tiradentes, Theatro Municipal, entre tantos outros pontos.
Quando: dia 29 de julho de 2016, sexta, às 20h. Em caso de tempo chuvoso, o roteiro será cancelado.
Onde: Ponto de encontro nos degraus da Casa França-Brasil, ao lado do CCBB - Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro.
Quanto: Evento gratuito, não é necessário fazer inscrição.
Mais informações: (21) 98871-7238 e www.roteirosdorio.com

Roteiros Geográficos do Rio em passeio pelo centro - André Camargo/Divulgação - André Camargo/Divulgação
Projeto Roteiros Geográficos do Rio
Imagem: André Camargo/Divulgação
Roteiros do Rio - De 1519 na Praia de Santa Luzia à 2016 na Orla Conde
No sábado (30), às 11h, o projeto Roteiros Geográficos do Rio promove o passeio "De 1519 na Praia de Santa Luzia com Fernão de Magalhães à 2016 na Orla Conde". O itinerário começa na Igreja Santa Luzia, passando pela Santa Casa da Misericórdia, Museu Histórico Nacional, Ladeira da Misericórdia, MIS, nova orla da Misericórdia, Praça XV, Igreja Candelária e a nova Praça Mauá.
Quando: dia 30 de julho de 2016, sábado, às 11h. Em caso de tempo chuvoso, o roteiro será cancelado.
Onde: Ponto de encontro em frente à Igreja de Santa Luzia (esquina com a Av. Presidente Antônio Carlos) - Rua Santa Luzia, 490 - Centro.
Quanto: Evento gratuito, não é necessário fazer inscrição.
Mais informações: (21) 98871-7238 e www.roteirosdorio.com