Topo

Domingo em família: veja 5 lugares para fazer piquenique ao ar livre no Rio

Parque Madureira no Rio de Janeiro - Alexandre Macieira/Riotur
Parque Madureira no Rio de Janeiro Imagem: Alexandre Macieira/Riotur

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/07/2016 13h40

Com praias e parques, lugares ao ar livre é o que na falta no Rio de Janeiro e faz parte do lazer do carioca aproveitar esses espaços públicos. Com dezenas de opções pela cidade, o Guia UOL selecionou 5 lugares para fazer um piquenique ao ar livre com a família e amigos, confira:

Parque Madureira
Um dos maiores parque da cidade está no coração da zona norte do Rio. Criado em 2012, o Parque Madureira reserva aos seus visitantes diversas opções de lazer, como quadras esportivas, campo de grama sintética, fontes e circuito de águas, pista de skate, pomar, brinquedos e muita grama para curtir um piquenique ao ar livre. Com diversas atrações culturais, o Parque Madureira atrai centenas de visitantes durante toda semana. É uma das maiores áreas verdes da cidade, conta também com ciclovias e academia para idosos. O parque abriga regularmente eventos como o Bowl Jam, campeonato de skate, shows de samba na Arena Carioca Fernando Torres e na Praça do Samba, festivais como a Abertura Oficial do Verão e muito mais. E o melhor, toda a programação é gratuita.
Onde: Rua Soares Caldeira, 115 - Madureira. Funciona de terça a domingo, de 5h às 22h.
Mais informações: www.facebook.com/ParquedeMadureira/

Parque Estadual da Pedra Branca
Considerado um dos maiores parques urbanos do mundo, possui uma extensa área verde de vegetação típica da Mata Atlântica. O parque circunda os bairros de Guaratiba, Bangu, Realengo, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grumari e Campo Grande. São três núcleos de visitação, o Núclo Pau-da-Fome, onde está localizado o centro de visitantes e a sede do parque, com áreas de lazer e sinalização, o Núcleo Piraquara, com brinquedos para crianças, poços para banho e cachoeira, e o Núcleo Camorim, com acesso a trilha e ao alto do parque.
Onde: Núcleo Pau-da-Fome - Entrada pela Estrada do Pau-da-Fome, 4003 - Taquara.
Núcleo Piraquara - Entrada pela rua do Governo - Realengo.
Núcleo Camorim - Entrada pela Estrada do Camorim, 2118 - Camorim.
Quando: aberto de terça a domingo, de 8h às 17h.
Mais informações: www.inea.rj.gov.br

Parque Bosque da Barra no Rio - Alexandre Macieira/Riotur - Alexandre Macieira/Riotur
Parque Bosque da Barra
Imagem: Alexandre Macieira/Riotur
Parque Natural Municipal Bosque da Barra
O Parque Bosque Barra fica em uma parte movimentada da zona oeste da cidade. Com mais de 50 hectares, o parque foi criado com o objetivo de preservar o meio-ambiente local, principalmente a vegetação de restinga, a fauna e a flora local. O bosque conta com estacionamento, brinquedos para crianças e equipamentos de ginástica.Com uma grande variedade de animais, entre aves, capivaras, jacaré-de-papo-amarelo e borboletas, o Parque Bosque Barra é uma ótima opção para apreciar a natureza. O local é convidativo para caminhadas e até corridas diárias, além de outras atividades recreativas. Sua vasta área de gramados verdes é o espaço ideal para estender a toalha e fazer um piquenique.
Onde: Avenida das Américas, 2430 - Barra da Tijuca. Funciona de terça a domingo, de 8h às 17h.

Quinta da Boa Vista
Residência oficial da família real de 1808 até a proclamação da República, em 1889, a Quinta da Boa Vista é parada obrigatória para um piquenique de domingo. Com jardins e lagos criados pelo paisagista francês Auguste Galziou, o antigo palácio da família real onde funciona o Museu Nacional, estátuas de bronze originais e muito gramado verde, o espaço é um dos favoritos dos cariocas para um programa gratuito ao ar livre.
Onde: Avenida Pedro II - São Cristovão. Funciona diariamente de 9h às 17h.

Batizado oficialmente como Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, o Parque do Flamengo ocupa uma área de 1.200.000 m² às margens da Baía de Guanabara e é um dos passeios preferidos das famílias cariocas - Alexandre Macieira/Divulgação Riotur - Alexandre Macieira/Divulgação Riotur
Parque do Flamengo
Imagem: Alexandre Macieira/Divulgação Riotur
Parque do Flamengo
Com projeto do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e do paisagista Roberto Burle Marx, o Parque do Flamengo abrange uma área que vai das proximidades ao Aeroporto Santos Dumont até a enseada de Botafogo. Conhecido como Aterro do Flamengo, a região é muito procurada durante os finais de semana, principalmente no domingo, quando as pistas ficam fechadas para carros de 7h às 18h. Ideal para quem quer praticar esporte, andar de bicicleta, skate e patins, o espaço conta com uma vasta área verde muito arborizada, espaço ideal para fugir do sol durante o piquenique.
Onde: Avenida Infante Dom Henrique - Flamengo.