Topo

"O nome deveria ser Iron Maiden", diz Deodato sobre Homem de Ferro mulher

Nova armadura do Homem de Ferro mulher, que será usada por Riri Wiliams, divulgada com exclusividade pelo site CBR, e desenhada por Stefano Caselli - Divulgação
Nova armadura do Homem de Ferro mulher, que será usada por Riri Wiliams, divulgada com exclusividade pelo site CBR, e desenhada por Stefano Caselli Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

08/07/2016 17h01

O quadrinista brasileiro Mike Deodato Jr. está trabalhando na ilustração da nova personagem da Marvel, Riri Wiliams, anunciada nesta quinta-feira (7) como a nova Homem de Ferro. “Acho que o melhor nome para ela deveria ser Iron Maiden (Dama de Ferro). Mas acho que não vai rolar porque terá implicações com a banda inglesa homônima”, disse o artista ao UOL.

A Marvel tem se movimentado nos últimos anos para mudar seus personagens. Por exemplo, a cientista Jane Foster se transformará em Thor e, agora, Riri Wiliams, uma adolescente de 15 anos, negra e superdotada, aluna do conceituado MIT, vai assumir as armaduras de Tony Stark. O roteiro está sendo escrito por Briam Michael Bendis.

A personagem já havia aparecido no quadrinho “Invicible Iron Man”, de maio deste ano. Mas ela só será apresentada oficialmente como nova Homem de Fero após a conclusão de “Guerra Civil II”. No enredo, Riri chama a atenção de Tony Stark por construir sozinha sua própria armadura.

“Como a maioria das coisas da Marvel, eu não sei de tudo até que esteja pronto. Eu até prefiro que seja assim. Se eu não perguntar nada, eles não me falam nada”, contou Deodato.

Acostumado a desenhar homens de 30 anos, Deodato disse que tem dificuldades em dar traço a adolescentes e mulheres. “O gestual, o jeito de rir, de mexer os braços. Tudo é diferente para mim”, explicou. Para desenhar Riri, Mike disse que se inspirou na atriz americana Skai Jackson, de 14 anos, que atuou na série de TV "Bubble Guppies", da Nickelodeon.

O quadrinista contou que nos próximos números da HQ serão apresentados novos personagens, como a mãe de Riri. “O universo dela vai ficar cada vez mais complexo. Estamos desenvolvendo a sua personalidade, que será tão rica quanto a do Tony Stark."

Segundo Deodato, o quadrinho deve continuar se chamando “Homem de Ferro”, porque Tony Stark será uma espécie de mentor para Riri. “Não sei o que vai acontecer com ele. Mas ele deverá estar presente na vida dela.”.

Riri também é o apelido da cantora Rihanna. “Gostei do nome. É um nome/apelido. Não sei se o Bendis pensou em homenagear a Rihanna. Se foi, eu gostei”, explicou.

A nova armadura, que não foi desenhada por Deodato, não será curvilínea como geralmente são os uniformes femininos nos quadrinhos, embora o traje tenha um quadril um pouco mais largo e a cintura um pouco mais fina, o que caracteriza o corpo feminino.

“Adorei a repercussão. Realmente é disso que os quadrinhos estão precisando. Esta mudança é ótima e a Marvel procura sempre melhorar a indústria. Ela está corretíssima ao investir mais em representatividade de raça e gênero.”