Topo

Dez praças e parques para se aquecer ao sol no inverno de BH

Orla da Lagoa da Pampulha - Divulgação
Orla da Lagoa da Pampulha Imagem: Divulgação

Do UOL, em Belo Horizonte

05/07/2016 07h00

O inverno na capital mineira chegou trazendo baixas temperaturas como a muito não se via. Como não é tão comum casas e escritórios terem aquecimento na cidade, aquecer-se ao sol passa a ser uma busca diária, além de saudável. Para te ajudar, o Guia Uol BH selecionou dez parques e praças em diferentes regiões de Belo Horizonte onde essa missão passa a ser mais fácil e gostosa com belas paisagens e ar puro. E o melhor: são espaços públicos gratuitos e de rápido acesso, ideais para ganhar tempo e qualidade de vida nos intervalos de almoço do trabalho ou nos fins de semana com a família.

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
Localizado entre os bairros Itapuã e Planalto, na região norte de Belo Horizonte, este é um dos principais parques da cidade. São 311 mil metros quadrados com reserva ambiental, lagoa natural de afluente do Rio São Francisco (22 mil metros quadrados), lanchonetes, pista de skate e caminhada, quadras e campos de futebol. Um passeio rápido pelo Parque Lagoa do Nado é capaz de aquecer e dar energia especial para o restante do dia.
Quando: terça a domingo, das 8h às 18h
Onde: Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 - Itapoã
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: www.pbh.gov.br/parques

Parque e Praça JK
Com acesso pela Avenida Bandeirantes, o local é frequentado durante todo o dia e noite por moradores de diversos bairros, do Sion à comunidade do Acaba Mundo, em busca de um sol para caminhadas, descansos, passeio com cachorro e alongamentos - a praça e parque municipal conta com equipamentos de ginástica, bancos e mesas. O local é um dos preferidos por crianças e idosos da região.
Onde: Avenida Bandeirantes, s/nº - Sion (esquina com as ruas Engenheiro Caetano Lopes, Professor Melo Cançado e Nova Era)
Quanto: entrada gratuita

Lagoa da Pampulha
Um dos principais cartões postais da cidade, a Lagoa da Pampulha possui uma orla de 18km, com espaço de sobra para as mais variadas atividades - caminhada, corrida, pedalada e até mesmo um gostoso piquenique sob o sol de inverno.
Onde: Avenida Otacílio Negrão de Lima - Pampulha
Quanto: entrada gratuita

O Parque Ecológico da Pampulha - Divulgação - Divulgação
O Parque Ecológico da Pampulha
Imagem: Divulgação

Parque Ecológico da Pampulha
E bem próximo da orla está o Parque Ecológico da Pampulha. Ao longo de 300 mil metros quadrados do parque o que não falta são espaços agradáveis para leituras, sonecas e brincadeiras em família nos gramados e sob às arvores. Se estiver com tempo, vale a pena conhecer o Memorial da Imigração Japonesa inaugurado em 2008 no parque.

Quando: terça a domingo, das 8h30 às 17h
Onde: Av. Otacílio Negrão de Lima, 7.111– Pampulha
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: 31 3277-7439 / www.pbh.gov.br/fundacaozoobotanica

Parque da Cidade Nova
Oficialmente denominado de Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni, o local é ótima opção para moradores da região nordeste, com estrutura de aparelhos de ginástica, teatro e brinquedos, além de tranquilidade para a contemplação da vegetação do cerrado (árvores como o ipê e pimenta-de-macaco) e aves como o bem-te-vi e a rolinha.
Quando: terça a domingo, da 8h às 18h
Onde: Rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1022 - Cidade Nova
Quanto: entrada gratuita

Parque Municipal Cássia Eller
Para os moradores do bairro Jaraguá, o parque que homenageia a cantora carioca traz espaços de lazer e descanso. Ao final da tarde dá para pegar o restinho da luz do sol caminhando pela pista do local.
Quando: terça a domingo, da 8h às 17h30
Onde: Avenida Jair Gosmes Bastos - Jaraguá
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: (31) 3277-7112 / www.pbh.gov.br/parques

Parque Municipal

Difícil pensar em outro parque de tão fácil acesso na correria do dia-a-dia como o Parque Municipal. Inaugurado em 1897, são 182 mil metros quadrados de área preservada em pleno hipercentro. Refúgio de fauna e flora, o local recebe a qualquer hora do dia desde aposentados e esportistas a funcionários de escritórios em horário de almoço em busca de um solzinho de inverno e de um rápido descanso.
Quando: terça a domingo, das 6h às 18h
Onde: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: (31) 3277-4161

Praça da Liberdade - Divulgação - Divulgação
Praça da Liberdade
Imagem: Divulgação

Praça da Liberdade
A mais charmosa das praças da capital mineira é cercada por belos casarões datados da fundação da cidade em fins do século XIX - antes secretarias de Estado, hoje abrigam museus dos mais variados estilos que formam o Circuito Cultural Praça da Liberdade. A localização do espaço público, em área de grande concentração de escritórios, escolas e comércio da região centro-sul, faz com que os bancos da praça sejam disputados a qualquer momento do dia ou noite. Enquanto se esquenta ao sol, os frequentadores muitas vezes são surpreendidos por performances artísticas, seja no coreto ou nos gramados.

Onde: Funcionários (entroncamento das Avenidas Brasil, Cristóvão Colombo, Bias Fortes e rua Gonçalves Dias)
Quanto: entrada gratuita

Praça Raul Soares
Aquela que já foi uma praça estigmatizada pela violência e poluição tornou-se novamente desde a última reforma, finalizada em 2008, um charmoso espaço para caminhadas rápidas, passeio com cachorros e bate-papos ao redor da fonte, com sincronização de luzes a partir de um repertório de música clássica. A Raul Soares fica bem no entroncamento das Avenidas Amazonas, Olegário Maciel, Bias Fortes e Augusto Lima, a uma quadra do Mercado Central).
Onde: Centro (entroncamento das Avenidas Amazonas, Olegário Maciel, Bias Fortes e Augusto Lima)
Quanto: entrada gratuita

Parque Mosteiro Tom Jobim
O parque está há 15 anos em funcionamento no coração do bairro Luxemburgo - foi instalado por meio de compensação ambiental. Ideal para um bom bate-papo nas mesas de jogos em meio a vegetação nativa, composta por espécies como embaúca, camboatá e bambu, integrando a Mata do Mosteiro.
Quando: terça a domingo, das 8h às 18h
Onde: Rua Dr. Ismael de Faria, 150 - Luxemburgo
Quanto: entrada gratuita