Topo

Sete anos, recém-alfabetizado, um livro e fãs: quem é Isaac do Vine?

Issac do Vine, 7 anos, semialfabetizado e um livro no currículo - Lucas Lima/UOL - Lucas Lima/UOL
Isaac brinca na área externa do SBT, onde aguardava para gravar o Programa Raul Gil
Imagem: Lucas Lima/UOL

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

30/06/2016 07h00

Quem é Isaac? "Sou eu", responderia na lata a adorável criança de sete anos entoando mais um de seus bordões. Nascido Isaac Guedes, e mais conhecido como "Isaac do Vine", o menino de cabelos encaracolados faz sucesso na internet desde os cinco. A fórmula? Vídeos espontâneos e engraçados. O resultado? Um livro e o título de o maior youtuber mirim da América Latina.

A soma de seguidores nas redes sociais em que Isaac está presente corresponde a cerca de 1 milhão de pessoas para cada um dos sete anos de vida do menino. No Vine, onde surgiu, são 137 mil seguidores e 26 milhões de visualizações em seus vídeos de seis segundos. Some 769 mil pessoas no Instagram, 2,2 milhões no Youtube e 3,3 no Facebook e ainda o SnapChat, que não divulga o número.

Mas não pense que o menino vive conectado 24 horas por dia. Pelo contrário. Nas cerca de três horas que a reportagem do UOL passou com a família Guedes em São Paulo, Isaac provou que gosta mesmo é de ser criança. Bastante ativo, ele fez questão de mostrar o machucado na cintura antes mesmo de cumprimentar a equipe. Tudo isso depois de uma busca pelos corredores do SBT, onde aguardava com outras crianças para gravar a versão mirim do banquinho de Raul Gil.

As gravações são mais uma brincadeira no dia a dia do menino que gosta de "comer chocolate, nadar na piscina e montar Lego". A capacidade de atuar surpreende quem assiste, ainda mais porque Isaac nunca fez curso de teatro.

"É natural dele, já até aconselharam a não botar em escolinha para não engessar", explica a mãe, Iasmin Guedes, que também foi surpreendida ao descobrir sua gravidez aos 15 anos. "Foi um baque, mas depois que Isaac nasceu nossa vida mudou completamente", conta o irmão de Iasmin, Ícaro, publicitário que edita os vídeos e também gerencia a carreira do sobrinho.

"Para fortalecer a amizade"

Issac do Vine, 7 anos, semialfabetizado e um livro no currículo - Lucas Lima/UOL - Lucas Lima/UOL
Imagem: Lucas Lima/UOL

"Dá um like aí para fortalecer a amizade" surgiu naturalmente depois de mais um vídeo concluído por Isaac. A frase engraçada do menino de 7 anos acabou como mais um de seus bordões e na capa de seu livro lançado em abril deste ano pela editora Universo dos Livros.

Se todos os youtubers estão lançando um livro, por que eu também não posso? "Mas você saber escrever?" Aprendi agora 
Isaac Guedes, 7

Segundo os responsáveis, o projeto só foi aceito para atender a vontade do próprio Isaac. Recém-alfabetizado, ele insistiu em lançar um livro assim que soube da proposta das editoras (foram três). Mãe e tio ficaram resistentes, mas acabaram cedendo à vontade do menino de ser como os youtubers que já admirava.

Os adultos então assumiram o texto e juntaram trechos de diários que mantinham desde a descoberta da gravidez de Iasmin (no dia da sua festa de 15 anos, em outubro de 2008) às brincadeiras favoritas de Isaac em páginas interativas.

O menino mora com a avó, a mãe e o tio em Salvador, mas a família planeja se mudar para São Paulo assim que Isaac completar o primeiro ano da escola. O realojamento facilitaria a rotina deles, que nos últimos meses viaja quase todos os finais de semana desde o lançamento do livro.

A cada tarde de autógrafo, cerca de 500 senhas são distribuídas. Isaac retribui com um carimbo, uma assinatura, uma selfie. Como as senhas valem para cada livro comprado e não necessariamente apenas uma pessoa, ele chega a atender 1.500 fãs entre uma pausa e outra para brincar. Nessa rotina já passou por São Paulo, Recife, Belo Horizonte... Volta em agosto à capital paulista para a Bienal do Livro.

Fenômeno

Issac do Vine, 7 anos, semialfabetizado e um livro no currículo - Lucas Lima/UOL - Lucas Lima/UOL
Isaac entre o tio, Ícaro, e a mãe, Iasmin: tatuagens em homenagem ao menino
Imagem: Lucas Lima/UOL

Ícaro foi o primeiro a notar a popularidade e carisma fora do comum de Isaac. Um dia, por brincadeira, gravou com o sobrinho para o aplicativo Vine. Em 24 horas, recebeu dez mil curtidas. O número não batia com os seus 200 seguidores. Resolveu criar uma conta para o menino e testar. Em uma semana, o simplório "Isaac do Vine" acumulou 50 mil seguidores com apenas três vídeos caseiros, sem roteiro e sem pretensão.

O próximo passou foi criar uma página no Facebook para replicar os vídeos. A página começou a fazer mais sucesso que o próprio Vine e em 4 meses bateu 1 milhão de curtidas. Partiu para o YouTube e rapidamente somou 500 mil inscritos. Em 27 dias o número dobrou: 1 milhão. Chegou a hora de pedir para Iasmin abandonar seu emprego em uma empresa de turismo em Salvador para ajudá-lo a lidar com anunciantes que não paravam de enviar propostas.

Um dos primeiros eventos foi a comemoração do 1 milhão no YouTube em um hotel que ofereceu parceria no Recife. O livro ainda nem existia, A ideia era fazer um bate-papo com 80 pessoas. No dia do evento, 1.300 foram ver Isaac pessoalmente. O tumulto foi tanto, que a multidão chegou a quebrar uma das fachadas de vidro.

"O gerente olhou para mim e falou: 'Cara, obrigado!'", relembra o tio do menino sobre o episódio. "Eu estava morrendo de medo, mas ele adorou. Era a primeira vez que o gerente geral da rede havia mandado uma mensagem agradecendo pela divulgação daquela unidade em todos os sites da capital pernambucana", conta.

O menino parece ainda indiferente à popularidade. Ao ser reconhecido, devolve com o bordão: "sou eu". No palco do estúdio de TV, prefere brincar e interagir com as outras crianças do que encarar as câmeras. Caçula entre os cinco concorrentes, encara com competitividade a brincadeira do banquinho. O resultado poderá ser visto no SBT no próximo dia 9 de julho.

Ao deixar o estúdio de Raul Gil, Isaac corre até o apresentador, o presenteia com seu livro, tira uma selfie, e não esquece de um detalhe. Levanta a camisa e mostra o machucado na cintura depois das brincadeiras e sessão de fotos na área externa da emissora. Agora sim ele pode ir para casa (ou para o hotel) descansar.