Topo

Novo livro da saga "Star Wars" decifra segredos da princesa Leia

Capa do livro "Star Wars: Bloodline" - Divulgação
Capa do livro "Star Wars: Bloodline" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/05/2016 16h48

Um novo livro do universo "Star Wars", "Star Wars: Bloodline", foi lançado nesta terça-feira (3) nos Estados Unidos e tem como personagem central a princesa Leia. A autora Claudia Grey quis resolver algumas questões pendentes da protagonista entre a história de "Star Wars: O Retorno de Jedi" (1983) e "Star Wars: O Despertar da Força" (2015). O livro chega ao Brasil no segundo semestre, pela Aleph.

A escritora revelou ao Entertainment Weekly que a obra explora a mudança de sotaque vista no filme original de 1977, além do famoso biquini dourado que a atriz Carrie Fisher usou em "O Retorno de Jedi", de 1983, apresentado na nova obra como um símbolo de empoderamento. Grey também explorou a descoberta sobre seu verdadeiro pai.

O texto abaixo apresenta alguns spoilers do mundo de "Star Wars".

No novo livro, a autora quis apagar a representação sexual criada no primeiro filme da série e ressaltou o lado corajoso da protagonista. "Justo quando eu estava trabalhando nessa parte da obra [do famoso biquini] criou-se um movimento em alguns círculos de fanáticos pelo 'Star Wars'. Muitos estavam falando do quanto não gostam do figurino "Leia escrava", respondeu Grey. "Esse é o momento mais poderoso dela na coisa inteira", completou.

Em "Bloodline", a princesa vai ficar conhecida como "Huttslayer" (em tradução livre, a assassina de Hutt), referência ao encontro da princesa com Jabba The Hutt, no filme "O Retorno de Jedi".

Para a escritora, Leia sofreu mais do que Luke ao saber que o pai verdadeiro é o temido Dath Vader. "Você vê Luke lutando com isso, sendo tentado pelo lado negro. Leia acabou sofrendo mais do que o irmão. Eu quis resolver isso: ela está bem com isso? Em conflito? O que ela pensa quando encontra com Vader?", falou Grey.

A história de "Star Wars: Bloodline" se desenvolve antes dos eventos exibidos em "Star Wars: O Despertar da Força", o sétimo episódio da franquia, e contou com "ideias e elementos" fornecidos diretamente por Rian Johnson, diretor do oitavo filme da série.

O site oficial da franquia afirma que serão revelados mistérios como a causa que levou Leia a se afastar da República e criar a Resistência, além das origens da organização política e militar da Primeira Ordem.

Além disso, a presença de Darth Vader na capa do livro se deve ao fato de a história revelar "um segredo escandaloso" sobre o vilão.