Topo

Elenco de musical ainda não sabe sobre a proibição de Chico Buarque

Do UOL, no Rio

20/03/2016 18h04

Era para ser a última apresentação da temporada "Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos", em Belo Horizonte, mas pelo visto o musical não será apresentando em nenhuma praça do País. A assessoria de Chico Buarque de Holanda confirmou que o cantor e compositor retirou a autorização para Cláudio Botelho usar suas músicas "neste ou em outros espetáculos futuros". O elenco, que voltava de ônibus no final da tarde deste domingo (20) da capital mineira, ainda não sabe oficialmente sobre a decisão do homenageado.

"Não sabemos de nada. Ninguém fala nada. Me desculpa", se limitou a comentar Soraya Ravenle. A atriz, que foi pega discutindo com Cláudio Botelho em um áudio vazado nos bastidores do musical, explicou ao UOL que não tinha muitas informações. Ela também disse que seria impossível dar uma entrevista.  "Estamos voltando em um ônibus leito e eu não gostaria de atrapalhar o descanso dos meus colegas e de outros passageiros do coletivo". 
 
A assessoria de Chico Buarque reforçou que a decisão do artista não se trata de uma proibição. "Não há proibição. Segundo o próprio Cláudio Botelho, a temporada se encerraria hoje (neste domingo 20) em Belo Horizonte. O que Chico disse é que a partir de agora não daria mais autorizações para que ele utilizasse suas canções neste ou em outros espetáculos futuros. O autor, amparado pela lei, tem a prerrogativa de autorizar ou não o uso de sua obra", explicou o assessor em um email.
 
Chico Buarque retirou a autorização do espetáculo após a confusão durante a apresentação de "Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos", no teatro SESC Palladium na noite deste sábado (19). Botelho fez um improviso em cena, sugerindo a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e chamando a presidente Dilma Rousseff de "ladra".
 
A plateia que respondeu com gritos e vaias. Logo, o local foi tomado pelo coro de "Não vai ter golpe". A confusão só aumentou e o espetáculo não teve como continuar.