Topo

Paralelo ao Festival de Curitiba, Fringe tem 85 peças gratuitas

"Na Reta de 4 Corpos", espetáculo gratuito do Fringe, é apresentado entre 31 de março e 3 de abril em quatro espaços públicos de Curitiba - Divulgação
"Na Reta de 4 Corpos", espetáculo gratuito do Fringe, é apresentado entre 31 de março e 3 de abril em quatro espaços públicos de Curitiba Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em Curitiba

16/03/2016 07h00

Quase um terço de todos os espetáculos do Fringe, mostra do Festival de Curitiba, realizado de 22 de março a 3 de abril, são de graça. Isso mesmo: dos 312 espetáculos para serem apresentados durante a mostra, 85 deles são gratuitos. Essas peças com entrada franca podem ser assistidas em teatro (42 deles) ou em espaços públicos (43).

Estes são apenas alguns dos números do Fringe, que costuma movimentar praças e áreas públicas da capital durante o Festival. Além dos espetáculos gratuitos, oito mostras especiais, sendo uma delas internacional, estão programadas para começar a partir do dia 22 de março.

Em 2016, o Fringe recebe, pela primeira vez, uma mostra internacional, o "Novo Teatro Português". Com curadoria de Hugo Cruz, a seleção revela novas tendências da criação artística contemporânea em Portugal. Um dos destaques é o espetáculo "Sal".

"Sal", destaque da mostra Novo Teatro Português, é encenado de 29 a 30 de março no Teatro Novelas Curitibanas - Divulgação - Divulgação
"Sal", destaque da mostra Novo Teatro Português, é encenado de 29 a 30 de março no Teatro Novelas Curitibanas
Imagem: Divulgação
Já o Teatro Popular de Comédia (TPC), que atua em Ribeirão Preto (SP) há mais de 30 anos, chega ao festival com a Mostra TPC Ribeirão Preto com quatro espetáculos (dois infantis e dois adultos).

A programação da Mostra Pernambucana de Teatro para Infância e Juventude traz, pelo segundo ano consecutivo, espetáculos, palestras e rodas de conversas sobre a produção teatral voltada aos públicos infantil e juvenil. A Mostra Afluente Solimões baseia­-se no conceito de Economia Colaborativa e apresenta cinco espetáculos.

Já a Mostra de Cenas Autorais e Independentes, criada em 2014 no Rio de Janeiro, chega com a proposta de fomentar a cena independente e promover o intercâmbio entre novos dramaturgos do Rio de Janeiro e Curitiba. Os espetáculos são gratuitos. A Mostra Universitária, por sua vez, traz espetáculos de estudantes do Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Também no campo universitário o Grutun! Grupo de Teatro da UniBrasil Centro Universitário apresenta sete espetáculos, com produções de outras universidades paranaenses. Outra mostra universitária é a Mostra UFSM, com espetáculos desenvolvidos no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Internacionais

Além da mostra portuguesa, alemães, franceses e argentinos se apresentam no Fringe. O grupo francês Cie à Tiroirs apresenta "Ce n'est Pas Commode", que apresenta a história de Béron, um clown que chega com a sua cômoda cheia de surpresas. Os argentinos do grupo Maurangas encenam "El gran Wolysnki", que conta com malabares, equilíbrio e domador de animais robóticos.

Também da Argentina, Las Tetas Cia. de Teatro apresenta "Hermanas son las tetas",  que retrata um ano na vida de duas irmãs. Os alemães do grupo Mellodrama inspiraram­se na vida e obra do pintor Jean­Michel Basquiat para montar "Jean".

A programação completa do Fringe pode ser vista pelo site festivaldecuritiba.com.br/fringe. As entradas para a mostra variam de gratuitas a R$ 60 (além da taxa administrativa).

Serviço
Fringe - Festival de Curitiba
Quando: De 22 de março a 3 de abril
Onde: Teatros e espaços públicos de Curitiba
Quanto: Há espetáculos gratuitos. Os que têm cobrança podem chegar a R$ 60, além da taxa administrativa
Pontos de venda:
- Internet: festivaldecuritiba.com.br
Mais informações:Pelo site festivaldecuritiba.com.br/fringe