Topo

Em novo conto, J.K. Rowling explica porque bruxos dos EUA se esconderam

A escritora J.K. Rowling, criadora da saga "Harry Potter" - Divulgação
A escritora J.K. Rowling, criadora da saga "Harry Potter" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/03/2016 10h54

A escritora J.K. Rowling, criadora da série "Harry Potter", publicou nesta quinta-feira (10), no site oficial da saga, o terceiro conto da série sobre a história da magia nos Estados Unidos. O terceiro conto da série explica o que levou a comunidade mágica norte-americana à total clandestinidade no século 18 (leia em português no site oficial da saga, Pottermore).

A série "História da Magia na América do Norte" revela o passado dessa parte ainda inexplorada do universo mágico, como preparação para a estreia do filme "Animais Fantásticos e onde Habitam", em novembro. O longa se passa nos EUA durante uma visita de Newt Scamander (Eddie Redmaine), autor de um livro didático fictício usado por Harry, Rony e Hermione na escola de bruxaria de Hogwarts.

Rowling - Reprodução/Facebook/Pottermore - Reprodução/Facebook/Pottermore
Imagem do conto "História da Magia na América do Norte: A Lei Rappaport", de J.K. Rowling
Imagem: Reprodução/Facebook/Pottermore

Na nova história, Rowling conta que o Congresso Mágico dos Estados Unidos da América (conhecido pela sigla Macusa, do nome em inglês Magical Congress of the United States of America) decidiu em 1790 segregar totalmente a comunidade bruxa norte-americana da comunidade não-majs (termo usado nos EUA para os "trouxas", ou seja, as pessoas que não têm poderes mágicos) depois que a filha de um alto funcionário se apaixonou por um não-maj antibruxas e revelou para ele a localização do Macusa e da escola de bruxaria dos EUA, Ilvermorny, além de revelar informações sobre a comunidade mágica, sem perceber suas más intenções.

Este homem então tornou públicas todas essas informações e liderou uma missão para perseguir e matar todos os bruxos e bruxas da região, mas acabou preso depois de atirar contra um grupo de não-majs que ele considerou suspeito. Leia um trecho explicando a lei de segregação que foi criada a partir deste episódio:

A imprudência de Dorcas [a filha do alto funcionário que revelou as informações sobre a comunidade mágica] levou à criação da Lei Rappaport, que impôs uma severa segregação entre as comunidades não-maj e bruxa. Os bruxos já não tinham mais permissão de estabelecer amizade ou casar-se com não-majs. As punições para quem se confraternizava com não-majs eram implacáveis. A comunicação deveria ser limitada ao necessário para a realização das atividades diárias.

A Lei Rappaport fortaleceu ainda mais as já abismais diferenças culturais entre as comunidades bruxas americana e europeia. No Velho Mundo, sempre houve certo grau de cooperação e comunicação veladas entre os governos não-maj e mágico. Nos Estados Unidos, o Macusa agia inteiramente à parte do governo não-maj. Na Europa, bruxas e bruxos se casavam e travavam amizade com não-majs; nos Estados Unidos, os não-majs eram cada vez mais encarados como inimigos. Em resumo, a Lei Rappaport conduziu a comunidade bruxa norte-americana, que já lidava com uma população não-maj extraordinariamente desconfiada, a um secretismo ainda maior.

Rowling - Reprodução/Facebook/Pottermore - Reprodução/Facebook/Pottermore
Imagem do conto "História da Magia na América do Norte: Século 14 - Século 17", de J.K. Rowling
Imagem: Reprodução/Facebook/Pottermore

O primeiro conto, lançado na terça-feira, enfocou o período entre os séculos 14 e 17. Nele, Rowling conta que os bruxos já conheciam o "novo mundo" muito antes da "descoberta" pelos europeus não-majs e que as comunidades mágicas já mantinham contato desde a Idade Média. Ela também revelou que alguns bruxos tinham posições importantes nas comunidades indígenas, por suas habilidades com plantas e animais mágicos, enquanto outros foram perseguidos.

a segunda história, publicada na quarta, trata da comunidade mágica nos EUA a partir do século 17 , e conta que a colonização da América também fez com que mais bruxos e bruxas chegassem ao "novo" continente, principalmente fugindo de perseguições por parte dos não-majs ou de outros bruxos.

Rowling - Reprodução/Facebook/Pottermore - Reprodução/Facebook/Pottermore
Imagem do conto "História da Magia na América do Norte: Do século 17 em diante", de J.K. Rowling
Imagem: Reprodução/Facebook/Pottermore

Rowling revela também a existência de um grupo de bruxos mercenários autoritários e corruptos, os Purgantes, que aterrorizaram a comunidade mágica, e seu envolvimento com os famosos julgamentos das bruxas de Salém, entre 1692-93. 

O conto explica que um dos principais efeitos de Salém foi a criação em 1693 de uma câmara representativa dos bruxos, o Macusa, quase um século antes da criação da versão não-maj. Foi a primeira vez em que a comunidade bruxa norte-americana se organizou em torno de leis próprias, como na maioria dos outros países.

Veja o vídeo de apresentação da série (em inglês):

Pottermore: Magic in North America

The wizarding world is much larger than you imagined. Learn more about J.K. Rowling's #MagicInNorthAmerica now. #FantasticBeasts http://bit.ly/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1X6ykVX

Publicado por Entertainment Weekly em Segunda, 7 de março de 2016


A iniciativa vai até sexta-feira (11) e os contos serão divulgados sempre às 11h, no site pottermore.com.

O filme "Animais Fantásticos..." é o primeiro de uma nova trilogia do universo de Harry Potter e se passa cerca de 70 anos antes dos acontecimentos relatados nos livros da série. Os novos filmes focam nas viagens pelo mundo de Newt Scamander, que anteriormente aparecera apenas como autor do livro didático sobre criaturas mágicas usado na escola de magia de Hogwarts. No primeiro filme ele vai para os EUA e acaba deixando várias criaturas escaparem de sua maleta. A produção também marca a estreia de Rowling como roteirista de cinema.