Topo

Sexto livro de "Game of Thrones" não sairá antes de nova temporada da série

O escritor George R.R. Martin durante a San Diego Comic Con 2014 - Kevin Winter/AFP
O escritor George R.R. Martin durante a San Diego Comic Con 2014 Imagem: Kevin Winter/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/01/2016 11h53

George. R.R. Martin, o autor dos livros de "As Crônicas de Gelo e Fogo", que inspiraram a série de TV "Game of Thrones", revelou em seu blog que o sexto livro da saga não será publicado antes da estreia da sexta temporada da produção da HBO.

Em post publicado neste sábado (2) ele contou que "The Winds of Winter" não está pronto, e afirmou que está mais decepcionado do que os fãs.

"Você está decepcionado, e não está sozinho. Meus editores estão decepcionados, a HBO está decepcionada, meus agentes e editoras estrangeiras estão decepcionados... Mas ninguém possivelmente poderia estar mais decepcionado do que eu. Há meses que o que eu mais quero é poder dizer 'Eu terminei e entreguei The Winds of Winter antes do último dia de 2015'", escreveu Martin.

Segundo o autor, ele já escreveu centenas de páginas e dúzias de capítulos, mas ainda há muito para terminar, o que deve demorar alguns meses. Ou seja: o livro não chegará às livrarias antes da segunda metade de abril, quando a HBO começa a exibir a sexta temporada de "Game of Thrones".

Para que isso pudesse acontecer, Martin deveria ter entregado o manuscrito da obra até o fim de 2015, o que, segundo ele, não foi possível porque o processo de escrita não ocorreu como ele esperava.

Martin também afirmou que não se deu um novo prazo e que o livro "estará pronto quando ficar pronto".

Sobre os fãs preocupados que a série de TV tenha spoilers da trama de "The Winds of Winter", o autor disse que isso vai acontecer em alguns momentos, e que fica a critério dos leitores e espectadores escolher como lidar com essa situação, mas que as duas obras vão continuar a divergir em alguns pontos, como já aconteceu no passado.