Topo

Aproveite o recesso para visitar exposições gratuitas no centro do Rio

Obra "Essas pessoas", de Bruno Miguel, em cartaz no Paço Imperial - Jaime Acioli/Divulgação
Obra "Essas pessoas", de Bruno Miguel, em cartaz no Paço Imperial Imagem: Jaime Acioli/Divulgação

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

21/12/2015 07h00

Nas últimas semanas de 2015, roteiro indica exposições gratuitas em cartaz em centros culturais e museus do centro do Rio de Janeiro, para aproveitar o recesso de fim de ano.

Veja o roteiro completo:

Paço Imperial
O Paço Imperial inaugurou no dia 18 de dezembro sete mostras individuais de artistas contemporâneos. A programação apresenta pinturas, esculturas, desenhos e instalações dos artistas José Bechara, Célia Euvaldo, Renata Tassinari, David Cury,Cristina Salgado, Bruno Miguel e Amalia Giacomini.
Quando: de 18 de dezembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016. De terça a domingo, de 12h às 19h.
Onde: Praça 15, 48 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.pacoimperial.com.br

Centro Cultural Correios
Em mostra inédita no Brasil, filmes dos irmãos Lumière contracenam com cenas gravadas com celulares, no Rio, por jovens deficientes visuais, na mostra "Vistas Lumière". Durante anos, os irmãos Auguste e Louis Lumière, considerados os pais do cinema, registraram, com a invenção que denominaram “cinematógrafo”, pequenos documentários de aproximadamente três minutos de duração, com cenas do cotidiano que retratam, sobretudo, os impactos da modernidade nas principais capitais europeias. Vinte desses documentários poderão ser vistos na mostra.
Quando: de 9 de dezembro de 2015 a 21 de fevereiro de 2016. De terça a domingo, de 12h às 19h.
Onde: Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.correios.com.br

Centro Cultural Banco do Brasil
Após temporada de sucesso no MIS de São Paulo, a mostra "Castelo Rá-Tim-Bum: A Exposição" segue em cartaz no CCBB Rio. A exposição comemora os 20 anos do programa apresentando objetos de cena, fotografias e figurinos dos personagens, além de proporcionar uma experiência imersiva no Castelo.
Quando: 12 de outubro de 2015 a 11 de janeiro de 2016. De quarta a segunda, das 9h às 21 horas.
Onde: CCBB - Rua Primeiro de Março, 66 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 3808-2020 e http://culturabancodobrasil.com.br

Caixa Cultural Rio
A exposição coletiva "Aparição", em cartaz na Caixa Cultural Rio, mapeia a produção contemporânea de esculturas com obras de 17 artistas, produzidas nos últimos cinco anos. Entre os artistas estão Flora Leite, João Loureiro, Floriano Romano, André Griffo, Wagner Malta, Débora Bolsoni, entre outros. A mostra apresenta algumas possibilidades para a prática da escultura, com trabalhos feitos em suportes de objeto, vídeo, fotografia, arte sonora e instalação.
Quando: 21 de novembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016. De terça a domingo, de 10h às 21h.
Onde: Caixa Cultural Rio - Av. Almirante Barroso, 25 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 3980-3815 e www.caixacultural.com.br

Centro Cultural da Justiça Federal
O Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro promove a exposição "Martin Luther King Jr. e o Movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos da América: Legado e Inspiração". O material conta a história da luta pacífica do ativista político pela igualdade dos direitos civis entre diferentes raças. Além disso, a mostra destaca o Mês da História dos Negros, comemorado em fevereiro e criado pelo historiador, escritor e jornalista norte-americano Carter Woodson.
Quando: de 17 de dezembro de 2015 a 31 de janeiro de 2016. De terça a domingo, de 12h às 19h.
Onde: Centro Cultural da Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www10.trf2.jus.br/ccjf

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
A brasileira Malu Fatorelli e a norte-americana Marty Baird apresentam trabalhos de quinze anos de parceria na exposição "Dois Atlânticos e um Pacífico". O encontro teve início durante a residência artística de ambas na Califórnia. A exposição aborda temas como o tempo, as diferenças de país, geografia e língua e condições de trabalho. As artistas exibem obras como "Panorama da Lagoa Rodrigo de Freitas" (2008) e "Para Desenhar o Mar" (2014), de Malu, e a série "Ocean Drawings" (2007), de Marty.
Quando: de 5 de dezembro de 2015 a 27 de fevereiro de 2016. Segundas, quartas e sextas de 12h às 20h, e terças, quintas e sábados de 10h às 18h.
Onde: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica - Rua Luís de Camões, 68 - Praça Tiradentes.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 2242-1012.

Casa França-Brasil
A casa inaugurou no dia 17 de dezembro a exposição do "Projeto Pergunta", do coletivo chileno Mil M2, e as obras "Cruzeiro do Sul", de Cildo Meireles, e "Tempos Difícies", de Ivan Grilo. Por duas semanas, o "Projeto Pergunta" espalhou pela cidade perguntas como "Você já disse eu te amo hoje? O samba nasceu na Bahia ou no Rio? O que você perguntaria aos cariocas? O que você perguntaria a sua cidade? De quem é a cidade?", e no espaço central da Casa França-Brasil estará um painel com perguntas que serão desenvolvidas junto com o público. Na sala lateral, estará a obra “Cruzeiro do Sul” (1969-1970), de Cildo Meireles, uma das mais conhecidas obras do artista. No Cofre ficará “Tempos Difíceis” (2015), de Ivan Grilo, uma placa de 35cm x 15cm em bronze, com a frase inscrita.
Quando: de 18 de dezembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016. De terça a domingo, de 10h às 20h.
Onde: Casa França-Brasil - Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.casafrancabrasil.rj.gov.br