Topo

Museu do Amanhã inaugura neste sábado (19) no Rio com entrada gratuita

O Museu do Amanhã, na zona portuária do Rio de Janeiro - Bernard Lessa/Divulgação
O Museu do Amanhã, na zona portuária do Rio de Janeiro Imagem: Bernard Lessa/Divulgação

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

17/12/2015 09h24

Um dos símbolos da revitalização da região portuária do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã está prestes a abrir as portas para o público na Praça Mauá. De sábado (19) para domingo, o museu realiza o "viradão do amanhã", com atividades culturais ao longo dos dois dias e a abertura do espaço para os visitantes.

Das 10h de sábado às 18h de domingo (com um recesso das 7h às 10h de domingo, para manutenção), as portas do Museu do Amanhã estarão abertas para o público, com entrada gratuita.

São mais de vinte atrações na nova Praça Mauá, com destaque para o espetáculo Bossa Negra, que reúne o bandolinista Hamilton de Holanda e o cantor Diogo Nogueira, e a Orquestra Sinfônica Brasileira, que encerra o evento no domingo.

Confira a programação completa:

Sábado (19)
Espaço Infanto Juvenil

10h - Roda de Cacuriá As Três Marias
11h - Tapetes Contadores de Histórias
12h - Oficina de Hortas Verticais com Anderson Barreto
13h - Cia. do Solo
14h - Oficina Máscaras do Amanhã com coletivo Nenhuma a Menos
15h - Número circense com Paulo Hartung e Ricardo Gadelha
16h - Mosaicos Contadores de História
Praça Mauá
13h - Adilson da Vila
14h - Tá Na Rua
16h - Cia de Mystérios
Palco Principal
20h - Bossa Negra
22h - Festa Disritmia
2h - Baile Black Bom

Domingo (20)
Espaço Infanto Juvenil

10h - Rio de Janeiro a Dezembro – espetáculo teatral folclórico
11h - 100 Palavras Espetáculo de Mímica com Josué Soares
12h - Passarinhando Brinquedos Cantados com Marcia Vieira e Michel Nascimento
13h - Stand Up Conto com o Grupo Casa de Curió
14h - Patrick O Mágico com Show de Mágicas e Ilusionismo
15h - Encantos: Histórias e Canções com Silvia Castro
16h - Show de Circo com Tchesco Vilarres
16h - Alegria Músicas Infanto-Juvenis com Hamilton Catette
Praça Mauá
13h - Adilson da Vila
14h - Tá na Rua
16h - Fanfarra Black
Palco Principal
20h - Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)

O Museu do Amanhã

Com projeto arquitetônico do espanhol Santiago Calatrava, o edifício do novo museu da Praça Mauá chama atenção pelas formas orgânicas inspiradas nas bromélias do Jardim Botânico. Cercado por espelhos d'água, jardim, ciclovia e área de lazer, o museu usa a tecnologia como suporte para a arte e a ciência.

O público carioca poderá vivenciar o conceito de museu experiencial, com o conteúdo apresentado de forma sensorial e interativa, semelhante ao Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol, em São Paulo. O foco do museu é explorar algumas tendências das próximas décadas, como as mudanças climáticas, o crescimento da população, a alteração da biodiversidade, o avanço da tecnologia, entre outros.

A exposição principal será dividida em cinco áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. Em cada uma delas, o visitante tem acesso a um panorama geral sobre os temas. A área dedicada às exposições temporárias será inaugurada com a instalação audiovisual "Perimetral", de Vik Muniz, Andrucha Waddington e o escritório de design SuperUber.

O Museu do Amanhã conta ainda com um auditório para 400 pessoas, loja, cafeteria e restaurante. Irá oferecer também acessibilidade física e de conteúdo.

Serviço
Museu do Amanhã
Quando: "Viradão do amanhã" de 10h de sábado às 18h de domingo (com um recesso de 7h às 10h de domingo, para manutenção). O Museu irá funcionar de terça a domingo, de 10h às 18h (com última entrada às 17h). Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro o museu estará fechado.
Onde: Praça Mauá, 1, centro, Rio de Janeiro
Quanto: Entrada gratuita no "viradão do amanhã" e demais dias R$10 (inteira). Às terças o museu tem entrada gratuita. Os moradores da cidade do Rio terão direito à meia-entrada mediante apresentação de documento de identidade e do comprovante de residência.
Mais informações: www.museudoamanha.org.br