Topo

Livro que reúne 21 poemas inéditos de Pablo Neruda é lançado no Brasil

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/07/2015 21h07

Com 21 poemas inéditos do escritor chileno Pablo Neruda, "Teus Pés Toco na Sombra e Outros Poemas Inéditos" chega às livrarias brasileiras pela editora José Olympio. Os textos da obra, que abordam temas como o amor, o mar, o trabalho, a terra e a condição humana, foram descobertos por pesquisadores da fundação Pablo Neruda após uma análise de manuscritos deixados pelo autor. A edição brasileira do livro é bilíngue, com tradução para o português assinada por Alexei Bueno.

Na orelha da edição, Bueno escreve: “Datilografados ou escritos à mão – neste caso nos mais variados suportes, de cardápios a prospectos de companhia aérea -, eles [os poemas] são a prova direta da irreprimível inspiração do poeta, e constituem um precioso acréscimo à sua obra e uma valiosa amostra de sua poesia, pois se espalham por um período de três décadas, tocam todos os temas centrais da poesia nerudiana, e, formalmente falando, cobrem um espectro que vai do poema curto até outros de grande fôlego e extensão”.

A introdução do livro, escrita por Darío Oses, diretor de Biblioteca e Arquivos da Fundação Pablo Neruda, descreve como se dá o processo de conservação dos documentos deixados pelo escritor e em que circunstâncias foram encontrados os textos que estão na presente obra. Oses também escreve as notas explicativas dos poemas, que reúnem informações sobre as datas em que foram produzidos e o que acontecia na vida do poeta na época. A edição traz ainda os fac-símiles de alguns dos manuscritos de Neruda.

Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1971, o poeta morreu no Chile em 1973.

"Teus Pés Toco na Sombra e Outros Poemas Inéditos"
Autor: Pablo Neruda
Tradutor: Alexei Bueno
Gênero: Poesia
Páginas: 144
Formato: 14 x 21 x 1 cm
Editora: José Olympio
Preço: R$ 35,00