Topo

Escritor James Salter, de "Última Noite", morre aos 90 anos

30.mar.2005 - O escritor James Salter, em sua casa, em Bridgehampton, Nova York  - Ed Betz/AP
30.mar.2005 - O escritor James Salter, em sua casa, em Bridgehampton, Nova York Imagem: Ed Betz/AP

Do UOL, em São Paulo

19/06/2015 21h38

O americano James Salter, premiado escritor de “Um Esporte e um Passatempo” e "Última Noite", morreu aos 90 anos. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (19) pela agência de notícias Associated Press com Paul Bogaarts, porta-voz da editora Alfred A. Knopf.

Sempre elogiado pela crítica, mas nunca um grande sucesso de público, Salter sempre escreveu sobre tópicos como a impermanência e a mortalidade. Ele ganhou o prêmio PEN/Faulkner pelo seu livro “Dusk and Other Stories”, cujos contos foram lançados no Brasil em “Última Noite”, que também reunia histórias de outro livro do autor, “Last Night”.

O autor também recebeu os prêmios Rea Award e PEN/Malamud pela sua obra e seus contos. Em 2009, ele veio ao Brasil para participar da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). 

Salter nasceu em Manhattan, Nova York. Seu nome de batismo era James Horowitz. Ele era aviador das Forças Armadas dos EUA quando decidiu que se tornaria escritor. Após deixar o serviço militar, ele lançou o livro “The Hunters”, que posteriormente foi adaptado para o cinema em “Raposas do Espaço” (1958), estrelado por Robert Mitchum.

Ele também trabalhou como vendedor de piscinas e cineasta, dirigindo o filme “Three” (1969). Seu famoso livro “Um Esporte e um Passatempo” foi inicialmente rejeitado por diversas editoras antes de ser publicado. Hoje, o romance é considerado um clássico da literatura erótica.

Salter se casou duas vezes e teve cinco filhos. Ao longo de sua vida, ele publicou seis romances e dois livros de contos, além de um livro de memórias e pequenas obras sobre comida e viagens.

Seu último livro, "Tudo que é", foi publicado em 2014 e evoca mais uma vez as recordações de guerra, mas também a busca do amor perfeito, o desencanto, a glória e sua insignificância. A obra recebeu muitos elogios ao redor do mundo.

*Com informações da agência AFP