Topo

Virada Cultural de SP vai homenagear Portugal em junho no Parque Ibirapuera

Do UOL, em São Paulo

27/05/2015 11h38

Além dos tradicionais shows no centro da capital paulista, a 11ª edição da Virada Cultural vai homenagear as tradições da cultura portuguesa com atividades ligadas a música, gastronomia, cinema, literatura e turismo, entre os dias 20 e 21 de junho, no Parque Ibirapuera, na zona sul da cidade.

Ao todo, a Virada será realizada em vários pontos de São Paulo, no terceiro fim de semana de junho, durante 24 horas (das 18h do dia 20 até as 18h do dia 21).

Tradicional doce português, pastel de nata deve estar presente no "Experimenta Portugal" - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Tradicional doce português, pastel de nata deve estar presente no "Experimenta Portugal"
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL
Segundo a organização, Portugal é o primeiro país a ganhar homenagem em uma Virada Cultural. O “Experimenta Portugal” dará aos moradores de São Paulo e turistas a oportunidade de “saborear e sentir as sensações mais recentes da arte e da cultura lusas”, segundo o cônsul de Portugal na cidade, Paulo Lourenço.

Para o diretor-geral do evento dedicado às tradições lusitanas, Bruno Assami, o "objetivo é trazer um pouco de Portugal ao Parque do Ibirapuera, mostrando as delícias e novidades que cercam o estilo de vida" desse povo.

O secretário municipal de Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki, acrescenta que “a cultura portuguesa, assim como as afrobrasileiras e as indígenas, está presente em nossas raízes”. “Realizar a Virada Cultural em conjunto com o Consulado no Parque do Ibirapuera, um dos principais cartões-postais da cidade, possibilitará uma ampliação dos vínculos que nos unem, apresentando facetas pouco conhecidas de Portugal”, diz.

Virada em 24 cidades do estado

A programação completa da 11ª Virada Cultural ainda não foi divulgada pela Prefeitura de São Paulo. No último fim de semana, entre os dias 23 e 24 de maio, foi realizada a Virada Cultural Paulista, em 11 cidades do estado (Bauru, Botucatu, Franca, Indaiatuba, Limeira, Marília, Piracicaba, Sorocaba, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São João da Boa Vista).

Já neste fim de semana, nos dias 30 e 31 de maio, será a vez de outros 13 municípios (Araçatuba, Araraquara, Assis, Campinas, Caraguatatuba, Ilha Solteira, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, Santa Barbara d'Oeste e Votuporanga) sediarem o evento.

Entre as atrações nacionais da Virada Cultural Paulista, estão Titãs, Marcelo D2, Pitty, Negra Li, Projota, Racionais MC's, João Bosco, Elza Soares, Paula Lima, Pitty, Zeca Baleiro, Emicida, Jorge Aragão, Raimundos, Fafá de Belém, Otto, Nação Zumbi, Ira!, Tribo de Jah, Fabiana Cozza, Gabriel O Pensador, Móveis Coloniais de Acaju, Tony Tornado, Boogarins, Mustaches e os Apaches, Teatro Mágico, Agnaldo Timóteo, Almir Sater, Brothers of Brazil, Wanderléa, CPM 22, Vanguart, A Banda Mais Bonita da Cidade, MC Melody, Guilherme Arantes, Ultraje a Rigor, Thaide, Rashid e Tihuana.

No time de curadores da 11ª edição na capital paulista, estão o chef de cozinha Alex Atalla, o maestro Martinho Lutero, do Coral Paulistano Mário de Andrade, o diretor do Centro Cultural São Paulo, Pena Schmidt, e a atriz Luciana Schwinden, do Teatro da Vertigem.