Topo

Autor argentino Diego Vecchio participa da Flip 2015

Autor argentino Diego Vecchio vem ao Brasil em julho para participar da Flip - Divulgação
Autor argentino Diego Vecchio vem ao Brasil em julho para participar da Flip Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/05/2015 10h29

O autor argentino Diego Vecchio, 45, radicado na França é mais um dos autores que confirmaram presença na 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em julho.

Nesta semana, a Flip anunciou um time de convidados internacionais que estará na programação da maior feira literária do país. O queniano Ngugi wa Thiong'o, assim como o dramaturgo inglês David Hare, a poeta portuguesa Matilde Campilho e a israelense Ayelet Waldman foram recentemente confirmados pela organização da Flip.

Vecchio vive na França desde o início dos anos 1990 e, hipocondríaco assumido, se inspirou em sua própria fixação por remédios para compor obras literárias.
Com formação em psicologia na Universidade de Buenos Aires, se baseou em casos clínicos de Freud como referência para criar personagens.

Na França, especializou-se em literatura pela Universidade Paris VIII. Vecchio estreou como autor em 2001 com o romance “Historia Calamitatum”, inspirado em trocas de cartas com os amigos e no romance de Jean-Jacques Rousseau, “A nova Eloisa”. Criou uma versão gay da história do personagem na obra de Rousseau, Abelardo, um filósofo da Idade Média.

O primeiro livro do escritor argentino publicado no Brasil é “Micróbios” e reúne nove contos, cada um ambientado em um país diferente.

Em 2010, Vecchio publicou seu mais aclamado livro pela crítica especializada, a narrativa fantástica “Osos”.

A 13ª edição da Flip acontece de 1º a 5 de julho. Este ano a feira homenageará o escritor Mário de Andrade. Entre os nomes já confirmados na programação principal estão também o historiador Boris Fausto, o irlandês Colm Tóibín e a cantora brasileira Karina Buhr.