Topo

Autor da série "Discworld", Terry Pratchett morre aos 66 anos

O escritor britânico Terry Pratchett - EFE/Alessandro Della Bella
O escritor britânico Terry Pratchett Imagem: EFE/Alessandro Della Bella

Do UOL, em São Paulo

12/03/2015 12h48

O escritor britânico Terry Pratchett, conhecido por sua série de humor fantástico "Discworld", morreu nesta quinta (12) aos 66 anos.

Segundo seu agente, a morte se deu por complicações devido ao Alzheimer, doença que foi diagnosticada no escritor em 2007. Apesar da condição, Pratchett continuou escrevendo e concluiu seu último livro no ano passado. "O mundo perdeu uma de suas mentes mais afiadas", disse Larry Finlay, da editora Transworld.

"Como todos que o conhecem sabem, 'Discworld' foi seu veículo para satirizar o nosso mundo. E ele fez isso brilhantemente, com grande habilidade, enorme humor e inventividade constante", definiu Finlay. "O autor morreu em casa junto de sua família".

A morte do escritor foi anunciada pela família através do twitter por Morte, personificação da morte criada pelo autor. "ENFIM, SIR TERRY, ANDAREMOS JUNTOS".

Nascido em 1948 em Beaconsfield, na Inglaterra, ele publicaria em 1983 "A Cor da Magia", seu primeiro livro de "Discworld". Em 2009 ele entitulado cavaleiro pela rainha da Inglaterra por suas contribuições para a cultura. Autor de mais de 70 obras, Pratchett foi um satirista brilhante do gênero da fantasia, em especial com sua série "Discworld", ambientada em um mundo em formato de disco que fica sobre elefantes que por sua vez se equilibram em cima de uma tartaruga cósmica.

Terry Pratchett se tornaria um dos escritores britânicos mais lidos, atrás apenas da criadora de "Harry Potter" J.K. Rowling. Ele deixa a esposa Lyn e sua filha Rhianna.