Topo

Em vídeo irônico, artista Banksy mostra Gaza como um destino "turístico"

Do UOL, em São Paulo

26/02/2015 11h14

O artista britânico Banksy, conhecido por sua arte de rua subversiva, divulgou em seu site um vídeo irônico, em que mostra Gaza como um novo "destino turístico", no qual expões as condições sob as quais vivem os moradores após o bloqueio feito por Israel ao território palestino.

"Conheça um novo destino neste ano. Bem vindo a Gaza", começa o vídeo de apenas dois minutos. O acesso ao local "muito distante da rota de turistas", informa o artista, é feito por meio de túneis ilegais. "Os locais gostam tanto daqui que eles nunca saem. (Porque eles não podem)".

Em outro momento do vídeo, um morador oberva um grafite feito por Bankzy, uma gatinha que parece brincar com escombros no chão. "A gatinha está dizendo ao mundo todo que ela sente falta de alegria em sua vida. Ela encontrou algo para brincar, mas e as nossas crianças?", questiona.

Israel e o grupo Hamas, que administra a faixa de Gaza, se envolveram em conflito armado entre 8 de julho e 26 de agosto. O confronto matou cerca de 2.100 palestinos, em sua maioria civis, e 72 israelenses. Aproximadamente 17 mil casas foram destruídas na faixa pelos bombardeios israelenses.