Topo

Criador de "Clifford", desenhista Norman Bridwell morre aos 86 anos

O escritor Norman Bridwell na editora Scholastic, em Nova York, em 2011, ao lado de seu personagem mais famoso, o cão Clifford - Charles Sykes/AP
O escritor Norman Bridwell na editora Scholastic, em Nova York, em 2011, ao lado de seu personagem mais famoso, o cão Clifford Imagem: Charles Sykes/AP

Do UOL, em São Paulo

17/12/2014 10h25

O escritor e desenhista Norman Bridwell, criador da animação "Clifford, o Gigante Cão Vermelho", morreu na semana passada, aos 86 anos. De acordo com a sua editora, a Scholastic, Bridwell morreu no dia 12 de dezembro em Martha Vineyard, Massachusetts, mas a informação só foi divulgada nesta quarta-feira (17).

Bridwell foi um dos nomes mais representativos na literatura infantil nos Estados Unidos com a série de livros "Clifford", sobre um cão vermelho de tamanho desproporcional, desajeitado, bem-humorado e curioso. Os muitos títulos da série venderam milhões de cópias em 13 idiomas, incluindo o Brasil.

"Os livros de Norman Bridwell sobre Clifford, o cão mais adorável da infância, só poderia ter sido escrito por um homem gentil com um grande senso de humor", disse o presidente da editora Scholastic, Dick Robinson, à CNN.

Com o sucesso dos livros, o personagem migrou para a televisão na animação “Clifford, o Gigante Cão Vermelho” transmitido pela Discovery Kids e TV Brasil. O desenho também foi exibido nas manhãs da TV Cultura.

"Norman personificava os valores que nós, como pais e educadores, esperam passar para nossos filhos - bondade, compaixão, solidariedade, gratidão - através das histórias de Clifford que foram amadas por mais de 50 anos.", disse Robinson.