Topo

Brasil levará autores indígenas, marginais e quadrinistas ao Salão de Paris

Os escritores Davi Kopenawa e Ferréz e o quadrinista Fabio Moon, que participam do Salão do Livro de Paris 2015 - Danilo Verpa/Folhapress, Fábio Guinalz/Fotoarena, Leticia Moreira/Folhapress
Os escritores Davi Kopenawa e Ferréz e o quadrinista Fabio Moon, que participam do Salão do Livro de Paris 2015 Imagem: Danilo Verpa/Folhapress, Fábio Guinalz/Fotoarena, Leticia Moreira/Folhapress

Rodrigo Casarin

Do UOL, em São Paulo

09/12/2014 11h11

O Ministério da Cultura (MinC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciaram na manhã desta terça-feira (9), em São Paulo, os 48 escritores que representarão o país no Salão do Livro de Paris em março de 2015, que terá Brasil como nação homenageada. Dentre os selecionados estão nomes consagrados como Cristovão Tezza, Paulo Coelho, Leonardo Boff, Bernado Carvalho e Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), mas também representantes de gêneros diversos, como a literatura indígena (Davi Kopenawa e Daniel Munduruku), marginal (Ferréz) e quadrinhos (Fabio Moon e Marcelo Quintanilha).

A seleção foi feita entre o Centro Nacional do Livro, da França, o comitê brasileiro, órgãos do Ministério da Cultura e do Ministério das Relações Exteriores, além de diversas entidades ligadas ao mercado livreiro. "Procuramos retratar a diversidade cultural do país, a diversidade étnico-cultural, de gêneros, geográfica... Queremos apresentar toda a riqueza que advém disso", disse Ana Cristina Wanzeler, ministra interina da Cultura. A escolhe privilegiou autores com obras traduzidas ou com tradução prevista para o francês e procurou mesclar nomes novos com os já consagrados.

Inicialmente estava previsto o convite a 30 escritores. Contudo, após uma revisão nos investimentos, foi possível ampliar esse número. “Com uma realocação de recursos, chegamos à conclusão de que poderíamos levar mais 15 autores. Depois tiveram mais três que estão sendo levados pela ABL”, explicou Karine Pansa, presidente da Câmera Brasileira do Livro.

A curadoria do evento está sob responsabilidade de Guiomar de Grammont, escritora e idealizadora do Fórum de Letras de Ouro Preto, e Leonardo Tonus, professor de Literatura na Universidade de Sorbonne e nomeado Conselheiro Literário junto ao Centre National du Livre para o Salão do Livro de Paris em 2015. Simultaneamente ao anúncio na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, os escritores escolhidos eram apresentados, em Paris, na embaixada brasileira, à imprensa europeia.

Com um espaço de 500 metros quadrados no Salão, após ser homenageado em importantes eventos na Alemanha, Colômbia, Itália e Suécia, o país espera aproveitar a oportunidade para fortalecer as relações bilaterais com a França, com o fomento da exportação de livros e dos direitos autorais de escritores brasileiros.

Fabiano dos Santos, diretor da Diretoria do Livro, Leitura; Literatura e Bibliotecas do MinC, afirmou que o investimento total será de“R$ 4 milhões, sendo que parte vem do Ministério da Cultura e outra parte, via Lei Rouanet”.

Os organizadores veem no evento uma oportunidade para mostrar ao público estrangeiro a produção literária contemporânea do país. A programação ainda contará com venda e exposição de livros, palestras com os autores convidados e uma programação paralela. Antes do Salão, serão organizados encontros de capacitação de empresários do setor para atuarem no mercado internacional.

Um dos principais eventos literários da Europa, a 35ª edição do Salão do Livro de Paris será realizada entre os dias 20 e 23 de março de 2015, com a presença de 1.200 editores, 50 países e expectativa de receber aproximadamente 200 mil visitantes. O Brasil já havia sido o país convidado do Salão na edição de 1998.

Os autores que representarão o Brasil no 35º Salão do Livro de Paris são:

Adauto Novaes
Adriana Lisboa
Adriana Lunardi
Affonso Romano de Sant'Anna
Alberto Mussa
Ana Maria Machado
Ana Miranda
Ana Paula Maia
Angela Lago
Antônio Torres
Bernardo Carvalho
Betty Milan
Betty Mindlin
Bosco Brasil
Carola Saavedra
Cristovão Tezza
Daniel Galera
Daniel Munduruku
Davi Kopenawa
Edney Silvestre
Edyr Augusto
Fabio Moon
Fernanda Torres
Fernando Morais
Ferréz
João Anzanello Carrascoza
Leonardo Boff
Lu Menezes
Luiz Ruffato
Marcelino Freire
Marcelo Quintanilha
Maria da Conceição Evaristo Brito
Marina Colasanti
Michel Laub
Milton Hatoum
Nélida Piñon
Paloma Vidal
Patrícia Melo
Paulo Coelho
Paulo Lins
Ricardo Aleixo
Rodrigo Ciríaco
Roger Mello
Ronaldo Correia de Brito
S. Lobo
Sergio Rodrigues
Sérgio Roveri
Tatiana Salem Levy