Rei da Percussão da Portela, Brown promete criar um flash mob na Sapucaí

Anderson Baltar

Do UOL, no Rio

  • Folhapress

    Carlinhos Brown confirma sua presença no desfile de 2015 da azul e branca de Madureira

    Carlinhos Brown confirma sua presença no desfile de 2015 da azul e branca de Madureira

Um abraço coletivo na Sapucaí e muitas surpresas rítmicas. Isso é o mínimo que pode se esperar da parceria entre Carlinhos Brown e Portela. Em coletiva de imprensa realizada na tarde dessa quarta-feira (3) no barracão da escola, na Cidade do Samba, no Rio, o músico baiano confirmou sua presença no desfile de 2015 da azul e branca de Madureira envergando o inédito cargo de Rei da Percussão.

Ao lado do presidente de honra da Portela, Monarco, do presidente Serginho Procópio e do vice-presidente Marcos Falcon, Carlinhos não deu muitos detalhes de como será sua participação no cortejo. "Sempre fui portelense, graças à minha madrinha, que confeccionava fantasias da escola. Aprendi a amar essa bandeira graças a Clara Nunes e Paulinho da Viola. Estou à disposição de todos. O que eles quiserem que eu faça, eu farei", disse.

Em meio a tanto suspense, apenas uma certeza: a da realização de um flash mob inédito na Sapucaí. No carnaval em que a escola homenageará o aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, Carlinhos Brown quer promover um abraço coletivo entre integrantes da Portela e de outras escolas, integrando também o público.

"Vamos gerar um viral do abraço. Queremos dar um abraço na Sapucaí e contagiar o mundo. Um abraço que agradeça o que Rio de Janeiro representa para nós.  A cidade está fazendo 450 anos e nós, portelenses, estamos propondo um segundo de congraçamento,  a partir da Sapucaí, para gerar uma onda de energia positiva para todo o mundo", explicou.

Em relação ao que poderá ser desenvolvido na tradicional bateria "Tabajara do Samba", Carlinhos afirmou que ainda não conversou com o mestre Nilo Sérgio para definir. Mas que, com certeza, dará sua contribuição aos ritmistas da Portela: "Eu nem acredito que a Portela precise de mim para qualquer coisa. Mas, se necessitar de algum ato criativo, estou à disposição". Nilo, por sua vez, disse que a parceria dará frutos. "Ele só vem a somar à 'Tabajara do Samba'. Tenho certeza de que faremos um bom trabalho. Sou filho de baianos e, com certeza, isso nos ajudará a encontrar uma boa sintonia".

Protagonistas da folia

Dois grandes centros da cultura negra, Rio de Janeiro e Salvador, também disputam, midiaticamente, o protagonismo da folia. E, nos últimos anos, a integração entre as duas praças é cada vez maior. Em 2012, Daniela Mercury brilhou em um dos carros alegóricos da Portela e, para 2015, a Mocidade Independente de Padre Miguel contará com Cláudia Leitte como rainha de bateria.

Carlinhos Brown acredita que não existe distinção entre as folias das duas terras e que elas são complementares. "Rio e Salvador têm essa ligação histórica. Somos todos irmãos, ligados pelas nossas relações de ancestralidade. Sempre idolatrei os grandes sambistas, como Paulo da Portela e Monarco. É uma relação linda, que só tende a acrescentar para os dois lados", afirmou. Questionado se seria possível imaginar a bateria da Portela em cima de um trio elétrico de Salvador no próximo carnaval, Carlinhos fez a imaginação dos foliões viajar: "Por que não?".

Em sua terceira incursão pelo Carnaval Carioca, Carlinhos Brown carrega a fama de ser pé-quente e derrubador de escritas. Em 1998, debutou na avenida desfilando pela Mangueira, que, homenageando Chico Buarque de Holanda, conquistou o título que lhe escapava há onze carnavais. No desfile de 2009, brilhou em um dos carros alegóricos do Salgueiro, que, com o enredo "Tambor", voltou a vencer depois de 16 anos. Será que chegou a hora de dar sorte à sua Portela, que não chega ao topo do pódio desde 1984?

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos