Topo

Aquarela pintada por Hitler é leiloada por R$ 410 mil na Alemanha

O quadro que se acredita que tenha sido pintado por Hitler, ao lado da carta escrita por seu ajudante - Michael Probst/AP
O quadro que se acredita que tenha sido pintado por Hitler, ao lado da carta escrita por seu ajudante Imagem: Michael Probst/AP

Do UOL, em São Paulo

22/11/2014 21h14

Uma aquarela que representa a velha cidade de Munique, que acredita-se que tenha sido pintada por Adolf Hitler, foi vendida por 130 mil euros (cerca de R$ 410 mil), em um leilão na Alemanha neste sábado (22). A informação é da agência Associated Press.

Kathrin Weidler, diretora da casa de leilões Weider, em Nuremberg, disse que a pintura atraiu compradores dos quatro continentes e foi arrematada por uma pessoa do Oriente Médio, cuja identidade ela se recusou a revelar.

Segundo a casa de leilões, a aquarela é uma das cerca de 2.000 pintadas por Hitler. Acredita-se que ela tenha sido pintada em 1914, quando o ditador nazista estava se esforçando para ganhar a vida como um artista, duas décadas antes de ele conquistar o poder.

Era esperado que a pintura chegasse ao valor de 50 mil euros. Ela foi vendida por duas irmãs idosas cujo avô adquiriu o quadro em 1916.

Ainda de acordo com a casa de leilões, é comum pinturas de Hitler virem à tona, mas o local informou que a tela, de 28 cm por 22 cm, também inclui a nota orginal de venda e uma carta assinada por Albert Bormann, ajudante de Hitler e irmão de seu secretário pessoal, Martin Bormann.

O texto da carta diz que o proprietário da tela na era nazista mandou uma foto da pintura para o escritório de Hitler, perguntando sobre sua procedência. Bormann  escreve que a aquarela parece ser “um dos trabalhos do Fuehrer”.