Topo

Edições clássicas do Drácula da Marvel ganham relançamento

Guilherme Solari

Do UOL, em São Paulo

05/11/2014 07h00

A palavra "Marvel" traz à mente das pessoas, principalmente, o universo de super-heróis criados pela editora de quadrinhos norte-americana. Mas a empresa criada pelo escritor de HQs e editor Stan Lee nos anos 1960 também já esteve envolvida com o gênero terror. Isso poderá ser conferido pelos leitores de hoje, que terão oportunidade de conferir essa fase da Marvel graças ao relançamento pela editora Panini da coleção "A Tumba de Drácula" que está prevista para ser lançada ainda em novembro.

"Muitas dessas histórias já estavam fora do alcance das novas gerações de leitores brasileiros", disse ao UOL o gerente de publicações e editor-chefe da Panini Brasil Érico R. M. Rosa. A iniciativa faz parte de uma linha de produtos da editora na qual clássicos da Marvel são lançados com uma abordagem “vintage”

"A Tumba de Drácula" reúne histórias lançadas originalmente no Brasil pelas editoras Bloch e Abril, nos anos 1970. Em alguns casos, esses títulos não haviam sido publicados, na época, em seu formato original. Em outros, isso se deu de forma incompleta ou inconclusiva.

Em entrevista ao UOL, Érico falou sobre o novo lançamento da Panini, a aparição de personagens como o caçador de vampiros Blade e planos de editar mais volumes clássicos de horror.

UOL - De onde veio a ideia de trazer de volta o Drácula clássico da Marvel dos anos 1970?

Érico R. M. Rosa - A proposta da "Coleção Histórica Marvel" combina a nostalgia dos colecionadores e a curiosidade dos mais jovens. Novos leitores que têm contato com os personagens assistindo a "Vingadores", "X-Men" ou "Homem-Aranha" nos cinemas e que querem entender o Universo Marvel e sua mitologia. A coleção traz arcos importantes ou momentos definitivos das trajetórias e da cronologia desses personagens.

Imagem da HQ "A Tumba de Drácula" - Divulgação/Panini - Divulgação/Panini
Edição tenta apelar para a nostalgia dos colecionadores e pela novidade para quem está conhecendo o universo Marvel à partir dos filmes
Imagem: Divulgação/Panini

Algumas variações dessa abordagem resultaram, por exemplo, na coleção "Zumbis Marvel", um "crossover" imaginativo e interessante entre super-heróis e inimigos virtualmente invencíveis e amorais. O tema dos mortos-vivos já teve outros representantes célebres, e, dentre eles, o maior de todos sempre será o Conde Drácula, e sua versão do universo Marvel não poderia deixar de figurar nesta coleção, dada a importância dessa fase e também a relevância que esse gênero já teve e ainda desperta no interesse dos leitores brasileiros.

Qual foi o critério de escolha das histórias para o especial?

Aqui estão as seis primeiras histórias publicadas da revista “The Tomb of Dracula”, fase do [roteirista] Gerry Conway e do [desenhista] Gene Colan, iniciada em 1972 (e apresentada em cores). Completam a edição mais duas histórias curtas originais da publicação “Dracula Lives” (estas em preto e branco). Vamos publicar “A Tumba de Drácula” de forma um pouco mais espaçada do que fazemos com os personagens Marvel mais conhecidos. Estamos tão confiantes na continuidade e relevância desta série que, em um futuro próximo, outras serão apresentadas, com as primeiras histórias do “Motoqueiro Fantasma” ("Ghost Rider") e de “O Lobisomem” ("Werewolf by Night").

Nas histórias escolhidas, Drácula interage com outros personagens importantes do universo Marvel, como vilões e super-heróis?

Mais adiante, no próximo volume, será introduzido um importante personagem: Blade, o Caçador de Vampiros. Juntamente com os X-Men, Blade (na pele do ator Wesley Snipes) figurou entre os primeiros projetos do cinema da década passada, em uma geração de filmes de diversos estúdios que colaboraram com a Marvel, evoluindo gradativa e ininterruptamente até o cenário que temos hoje, em que filmes de super-heróis são tão comuns quanto os de qualquer outro tema. Blade aparece pela primeira vez na décima edição de “The Tomb of Dracula”, em 1973. Não nesta fase, mas mais adiante Drácula irá interagir com outros personagens Marvel, em histórias do Doutor Estranho e dos X-Men –estas poderão figurar numa futura edição especial.

Há a previsão de lançamento outros títulos de horror?

"O Lobisomen" ("Werewolf by Night") e "Motoqueiro Fantasma" ("Ghost Rider") estão entre os próximos a ganharem edições com essa abordagem, além de mais volumes de "Drácula". Outros que podem “voltar dos túmulos” são "Zumbi" (Simon Garth) e "Frankenstein". Tudo depende mesmo da resposta dos leitores. Os leitores são nossos cúmplices... Na verdade, hoje, mais do que nunca, depende mais deles do que de nós, editores.