Topo

J.K.Rowling conta que vilã da saga Potter foi inspirada em professora real

Dolores Umbridge (Imelda Staunton) em cena da saga "Harry Potter" - Reprodução
Dolores Umbridge (Imelda Staunton) em cena da saga "Harry Potter" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

31/10/2014 09h24

A escritora da saga mais famosa do mundo, J.K. Rowling, continua revelando segredos de seus personagens. Em um artigo escrito em seu site, Pottermore, lançado para comemorar o Halloween disse que a professora mais odiada por Harry Potter foi inspirada em uma professora real, "a quem eu não gostava com intensidade".

"A mulher em questão retribuiu à minha antipatia com vontade. Por que nós tínhamos atritos tão constantes, passionais e (pelo menos do meu lado) irracionais, eu honestamente não sei dizer", Disse a escritora.

Rowling ainda contou que a mulher tinha um gosto especial por acessórios infantis, em especial um grampo de plástico com um laço com de limão, "mais apropriado para uma criança de três anos".

A personagem apareceu pela primeira vez no livro "Harry Potter e a Ordem da Fenix", publicado originalmente em 2003, como subsecretária do Ministro da Magia. Mais tarde, ela vai ensinar Defesa Contra a Arte das Trevas em Hogwarts.

Apesar de sua voz de menina e sua predileção por tudo que é cor-de-rosa, mas ela é capaz de colocar um feitiço em que conforme os alunos escrevem as palavras cortam suas mãos, como um bisturi.

Stephen King disse, em resenha publicada na Entertainment Weekly, que com seu sorriso gentil, voz de menina, cara de sapo, dedos grosso, Dolores Umbridge é o maior vilão desde Hannibal Lecter.

"Um excesso de doçura geralmente aparece onde há falta de carinho ou caridade reais", escreveu a escritora em seu artigo. "Seu desejo de controle, para punir ou infligir dor, tudo em nome da lei e da ordem, é tão repreensível quanto a adoção de Voldemort pelo mal".