Topo

Rio de Janeiro terá estátua do escritor João Ubaldo Ribeiro em tamanho real

Projeto do monumento em homenagem a João Ubaldo - Divulgação
Projeto do monumento em homenagem a João Ubaldo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/10/2014 16h02

Uma estátua em tamanho real de João Ubaldo Ribeiro passará a ocupar, em 2015, a Praça Antero de Quental, no Leblon. Foi no bairro do Rio de Janeiro onde o escritor morou por 20 anos até sua morte, em julho deste ano.

A Secretaria de Conservação e Serviço Públicos do Rio de Janeiro informou que o monumento em homenagem ao autor é assinado pelo artista José Liboreto e será feito de madeira e a obra confeccionada em bronze. O investimento da prefeitura será de R$ 130 mil e a previsão é que o trabalho seja concluído no primeiro semestre do ano que vem.

João Ubaldo Ribeiro, autor de obras como "A Casa dos Budas Ditosos" e "Sargento Getúlio", morreu  no dia 18 de julho, aos 73 anos, vítima de embolia pulmonar. Sétimo ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras desde 1994, ele teve mais 20 títulos publicados em 16 países e diversas obras adaptadas para o cinema, teatro e TV.

"Viva o Povo Brasileiro" (que virou tema de samba-enredo da Império da Tijuca em 1987) e "Sargento Getúlio" (adaptado ao cinema) constaram na maior parte das listas dos cem melhores romances brasileiros do século e ambos lhe renderam o Prêmio Jabuti.

Formado em direito pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), Ubaldo nunca chegou a advogar, mas construiu uma carreira que o consagrou como romancista, cronista, jornalista e tradutor.