Topo

Centro de São Paulo terá mostra gratuita de Mafalda em dezembro

Do UOL, em São Paulo

01/10/2014 19h05

São Paulo receberá no dia 16 de dezembro a mostra “O Mundo de Mafalda”, que comemora os cinquenta anos da personagem do quadrinista argentino Quino.

O evento de entrada gratuita ficará em cartaz até o dia 28 de fevereiro na Praça das Artes, próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô.

Dividida em 13 módulos e duas oficinas, “O Mundo de Mafalda” é descrito como "uma viagem pelos cartuns e histórias em quadrinhos". A mostra traz elementos que ajudam Mafalda a compreender o confuso mundo adulto pela sua perspectiva sábia e infantil.

A mostra, que trará artes e publicações originais da personagem através de sua trajetória, faz parte da programação do  Circuito São Paulo de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, qque até o final do ano promove mais de 1600 atividades para o público infantojuvenil na cidade.

50 anos no RG

Mafalda completa 50 anos neste 29 de setembro por capricho de seu criador. Na verdade, a menina surgiu em 1963 para uma campanha publicitária, mas Quino, então com 38 anos e já um dos principais desenhistas de humor do seu país, optou por considerar sua data de nascimento o dia em que ela estreou em uma tira independente, publicada no "Primeira Plana", semanário importante da Argentina na época. O pedido do veículo era para que Quino tivesse uma colaboração regular com ênfase na sátira, e o sucesso veio rápido: em 1966, as tirinhas de Mafalda já eram veiculadas em diversos jornais da América Latina e a garotinha começava a despontar para o mundo.

“O MUNDO DE MAFALDA”

Onde: Praça das Artes - Av. São João, 281– Centro – São Paulo

Quando: De 16 de dezembro de 2014 a 28 de fevereiro de 2015

Quanto: Entrada franca