Topo

Empresa diz que houve mal-entendido: Hello Kitty é, sim, uma gata

Do UOL, em São Paulo

29/08/2014 11h36

Nesta semana, a revelação de que Hello Kitty não seria uma gata deixou a internet em polvorosa, mas a história não é bem essa. Após a notícia correr por todo o mundo, a empresa japonesa Sanrio, criadora da personagem, assegurou: Hello Kitty é, sim, uma gata, só que antropomorfizada –ou seja, com característica humanas.

"A Hello Kitty foi feita com a ideia de ser uma gata. Dizer que ela não é uma gata é ir longe demais. Hello Kitty é a personificação de um gato", disse um porta-voz da empresa ao site “Kotaku”.

A informação inicial de que a personagem não era uma felina veio à tona depois que a antropóloga Christine R. Yano, curadora de uma exposição sobre a  personagem no museu nipo-americano de Los Angeles, teve um texto para a mostra corrigido pela Sanrio.

“Eu fui corrigida. Houve uma correção que Sanrio fez no meu roteiro para a mostra. Hello Kitty não é uma gata. Ela é um personagem de desenho, e é uma garotinha. Ela é amiga, mas é um gato. Uma razão é porque ela nunca está de quatro. Ela anda e senta como uma criatura bípede”, explicou ao “Los Angeles Times”.

A resposta da empresa para a polêmica foi: “Hello Kitty foi criada com motivos felinos. O que está distante em dizer que Hello Kitty não é uma gata. Hello Kitty é a personificação de uma gata".

Erro de tradução
A confusão teria acontecido após a antropóloga ter sido corrigida na descrição do personagem. A Sanrio pediu que ela usasse o termo “gijinka”, que originalmente significa "antropomorfização" ou "personificação". Na tradução, a antropóloga pode ter entendido o termo definia o personagem como humano.

A personificação é um elemento básico de personagens infantis. As figuras da Disney, por exemplo, como Mickey Mouse, Pateta, Pato Donald são, de fato, um rato, um cachorro e um pato, respectivamente, mas eles falam andam em duas patas, dirigem carros e moram em casas normais.

“Em resumo, você não pode remover o elemento gato da Hello Kitty. Assim, é evidente dizer que a Hello Kitty não é um gato de casa, como Tom do Tom e Jerry, assim como Mickey Mouse não é um rato como Jerry. Ele pode dirigir um carro. Ao longo dos anos, ele teve vários empregos. Ele ainda tem um animal de estimação cachorro chamado Pluto. Mas, Mickey Mouse é realmente um rato, como Hello Kitty é um gato”, analisou o editor do Kotaku, Brian Ashcraft.