Topo

Hello Kitty é uma menina, não uma gata, diz empresa que criou personagem

Do UOL, em São Paulo

27/08/2014 20h16

Ela tem jeito de gato, bigode de gato, mas, na verdade, é uma menina. A revelação sobre a natureza da famosa personagem Hello Kitty foi feita pela antropóloga Christine R. Yano, curadora de uma exposição sobre a agora "ex-gatinha" no museu nipo-americano de Los Angeles.

“A Sanrio [empresa responsável pela personagem] me disse que Hello Kitty não é uma gata. Ela é um personagem de desenho, e é uma garotinha. Ela é amiga, mas não um gato. Uma razão é porque ela nunca está de quatro. Ela anda e senta como uma criatura bípede. E ela até tem um gato de estimação, o Charmmy Kitty”, disse ao jornal "Los Angeles Times".

Polêmica, a afirmação repercutiu entre os fãs de Hello Kitty nas redes sociais e lembrou o caso do personagem Pateta, da Disney, que, com traços de cão, é amigo de Pluto, um cachorro quadrúpede.

Criada pela designer japonêsa Yuko Shimizu, em 1974, Kitty ("gatinho", em inglês) ganhou fama mundial por meio de desenhos animados, jogos e dos mais variados acessórios voltados ao público feminino.

A Hello Kitty é o principal produto da Sanrio, que registra, a cada ano, um volume de negócios de US$ 5 bilhões (R$ 11,2 bilhões). Febre na cultura pop, a personagem já inspirou uma música da cantora Avril Lavigne, já foi tema de um vestido usado por Lady Gaga e também já virou objeto de esculturas do artista americano Tom Sachs.