Topo

Piora estado de saúde de Ariano Suassuna e situação é instável

Do UOL, em São Paulo

22/07/2014 20h17

O escritor Ariano Suassuna, autor de livros como "O Auto da Compadecida" e "O Santo e a Porca", teve piora em seu estado de saúde. Segundo boletim médico divulgado às 20h pelo Real Hospital Português de Recife, onde ele está internado na UTI Neurológica, a situação é instável e ele apresenta queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada. Suassuna segue em coma e respira com a ajuda de aparelhos.

O escritor de 87 anos sofreu um AVC hemorrágico na segunda-feira e foi submetido a uma cirurgia neurológica às pressas. Suassuna deu entrada na instituição às 20h de segunda com sangramento no cérebro e foi atendido também pelo médico da família que o acompanha há anos.

Em agosto do ano passado, o escritor sofreu um infarto agudo do miocárdio e semanas depois foi internado com um quadro de aneurisma cerebral

Histórico

Teatrólogo e romancista, Ariano Vilar Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, capital da Paraíba, mas mudou-se para Recife em 1942. Formado em direito e em filosofia, publicou sua primeira peça teatral, "Uma Mulher Vestido de Sol", aos 20 anos.

Entre 1952 e 1956, Suassuna dedicou-se à advocacia, sem abandonar a atividade teatral. São desta época "O Castigo da Soberba" (1953), "O Rico Avarento" (1954) e "O Auto da Compadecida" (1955), peça que o projetou em todo o país e que seria considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".

Membro da ABL (Academia Brasileira de Letras) desde 1989 como sexto ocupante da cadeira nº 32 e doutor honoris causa da Faculdade Federal do Rio Grande do Norte, Ariano é fundador do Teatro Popular do Nordeste e do Movimento de Cultura Popular, além de idealizador do Movimento Armorial. Ele exerceu, entre outros cargos públicos, o de secretário de Cultura de Pernambuco, durante o terceiro governo de Miguel Arraes.