Topo

Criador de "Calvin & Haroldo" faz retorno secreto ao mundo das tirinhas

Bill Watterson, o criador da tirinha "Calvin e Haroldo" - Divulgação
Bill Watterson, o criador da tirinha "Calvin e Haroldo" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/06/2014 16h15

Depois de publicar em fevereiro sua primeira ilustração em 19 anos, Bill Watterson, criador das histórias de "Calvin & Haroldo", fez um retorno silencioso ao mundo das tirinhas. A pedido de Stephan Pastis, criador das tiras "Pearls Before Swine", Watterson desenhou uma série de quadrinhos para a publicação, na intenção de ajudar a arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade voltada para a doença de Parkinson.

As tirinhas de Watterson podem ser vistas na "Pearls Before Swine" (pérolas aos porcos, em português), publicadas entre quarta e esta sexta-feira, sob o codinome de Libby. De acordo com uma entrevista do quadrinista para o "Washington Post", a ideia de colaborar com Pastis vinha sendo fermentada há algum tempo.

"Há alguns anos, quando Stephan fez uma de suas faixas que zombavam sua própria capacidade de desenhar e mencionando uma tira minha como comparação, eu pensei que poderia ser engraçado para mim participar secretamente da 'Pearls' por algum tempo, apenas para virar tudo de ponta cabeça", disse  Watterson ao "Post".

Com as mãos de Watterson, as tirinhas agora serão leiloados para arrecadar dinheiro para a Team Cul de Sac, uma instituição de caridade co-fundada pelo também cartunista Richard Thompson e coordenada pela fundação do ator Michael J. Fox.

  • Reprodução/Pearls Before Swine

    Tirinha da "Pearls Before Swine" com desenho de Bill Watterson

J.D. Salinger dos quadrinhos

Watterson, considerado um dos maiores ilustradores de HQs, é conhecido como o J.D. Salinger dos quadrinhos, em referência ao celebrado autor de "O Apanhador no Campo de Centeio". A última tirinha de "Calvin & Haroldo" foi publicada em 31 de dezembro de 1995, quando o autor se aposentou e se retirou completamente da vida pública.

Durante o tempo em que ainda estava ativo, ele se queixou muitas vezes do espaço cada vez menor destinado às histórias em quadrinhos. Em um de seus desenhos para a "Pearl", o personagem elaborado por Watterson ironiza: "Eu poderia fazer melhor se eu tivesse mais espaço".

  • Reprodução/Pearls Before Swine

    Tirinha da "Pearls Before Swine" com desenho de Bill Watterson

Em fevereiro deste ano, Watterson divulgou uma ilustração pela primeira vez desde o fim de seus quadrinhos. A imagem foi feita para o cartaz de "Stripped", documentário de Dave Kellett e Fred Schroeder sobre tirinhas e o que o declínio em jornais impressos significa para essa arte. Watterson ainda concedeu uma rara entrevista para o filme.

  • Divulgação

    Ilustração de Bill Watterson para capa do documentário "Stripped"