Topo

JK Rowling revela tristeza por mãe não ter visto sucesso com Harry Potter

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, conta que começou a escrever a saga "Harry Potter" seis meses depois de sua mãe morrer - AFP PHOTO / GLYN KIRK
J.K. Rowling, autora de Harry Potter, conta que começou a escrever a saga "Harry Potter" seis meses depois de sua mãe morrer Imagem: AFP PHOTO / GLYN KIRK

Do UOL, em São Paulo

28/04/2014 12h34

A escritora JK Rowling falou sobre a tristeza pelo fato de sua mãe não ter visto seu sucesso com a saga Harry Potter. A declaração foi feita na manhã desta segunda (28) à Rádio BBC, na Inglaterra. Rowling foi editora convidada da rádio nesta manhã, fato que não acontecia há 60 anos na emissora. 

Rowling contou que sua mãe morreu de complicações de uma esclerose múltipla há 15 anos, aos 45 anos de idade. "Sua morte foi um choque muito grande e ela sempre parecia muito jovem", disse a escritora britãnica.

"Ela estava em forma, não fumava, não bebia, e eu digo tudo isso porque, naturalmente, ela ter sido diagnosticada aos 35 com uma doença que iria matá-la foi um choque enorme para nós e para todos que a conheciam", disse a autora, que ajudou a funda a Clínica de Neurologia Regenerativa Anne Rowling, que faz parte da Universidade de Edimburgo.

Rowling falou sobre o desejo de que sua mãe tivesse conhecimento do seu sucesso com Harry Potter. "Minha mãe era uma leitora apaixonada, e teria ficado empolgada com tudo o que eu fizesse, qualquer coisa mesmo, mas especialmente como escritora. Ela acreditava que literatura tinha muito valor", disse. "Comecei a escrever seis meses depois de sua morte e isso é tão doloroso. Eu gostaria que ela soubesse".