Topo

Exposição de fotos mostra relação de estrelas e paparazzi em Roma

Do UOL, em São Paulo

28/04/2014 16h59

As décadas de 1950 e 1960 representaram os anos dourados do cinema italiano, anos em que Antonioni, Pasolini e Fellini produziram seus filmes mais famosos. Estrelas como Liz Taylor, Audrey Hepburn, Brigitte Bardot e Richard Burton circulavam livremente por Roma e arredores e lidavam com os originais paparazzi (daí o termo usado até hoje) a sua maneira. Agora, essas imagens podem ser vistas em uma exposição em Londres, que começa no dia 30 de abril e vai até 29 de junho, na Estorick Collection of Modern Italian Art, no bairro de Canonbury. 

Audrey Hepburn os ignorava, Franco Nero partiu para cima e bateu em um dos paparazzi, Anita Ekberg ameaçou outro com um arco e flecha, e Brigitte Bardot posou alegre para muitos deles. A exibição traz 80 fotografias, que registra esses momentos que representaram o boom da cultura das celebridades. 
 
Essas estrelas eram arrastadas para Roma nesse período não só pela qualidade dos diretores, para pelo baixo custo de se filmar nos estúdios da Cinecittá se comparado a Hollywood. 
 
A maioria das fotos é "muito divertida", disse ao jornal "The Guardian" Roberta Cremoncini, diretora da Coleção Estorick, "com celebridades geralmente felizes para terem se encaixado no jogo. Era menos agressivo do que é hoje, eu acho", disse ela.
 
As imagens, em sua maioria, vem do vasto e amplamente desconhecido arquivo de Marcello Geppetti, um paparazzo que rodava Roma em sua Vespa e as enviava para seus chefes em Milão.  "Ele não considerava seu trabalho uma arte, era algo que ele fazia para que fosse publicado nos jornais imediatamente", disse Max Di Liberto, curador da mostra. 
 
Algumas fotos beiram o surreal, como Elizabeth Taylor vagando pelas ruas de Cinecittà vestida como Cleópatra, por exemplo, e Mickey Hargitay montando um cavalo na Via Veneto.