Topo

García Márquez deixou manuscrito inédito, diz editor

Do UOL em São Paulo*

23/04/2014 10h11

O escritor Gabriel García Márquez deixou um manuscrito não publicado, revelou um editor à agêcia de notícias Associated Press nesta terça-feira (22).  Cristobal Pera, diretor editorial da Penguin Randon House, do México, disse que a família do escritor, morto no último dia 17, aos 87 anos, ainda não decidiu se lança o livro de maneira póstuma e qual editora teria os seus direitos. 

 
O manuscrito tem o título provisório  "Em Agosto nos Vemos". Um trecho publicado no jornal espanhol "La Vanguardia" contém o que parece ser um capítulo inicial, que descreve uma viagem feita por uma mulher de 50 anos casada, que visita, todo ano, o túmulo de sua mãe em uma ilha tropical. No capítulo publicado, ela tem um caso com um homem da mesma idade no hotel onde está hospedada. 
 
O tom erótico do trabalho é acentuado pelo charme da ilha tropical, com seu calor, sua paisagem, sua música e seus habitantes locais.
 
Aparentemente, o manuscrito é do mesmo período em que García Márquez escrevia o seu último romance, "Memórias de Minhas Putas Tristes", publicado em 2004, e lida com temas similares de formas de amor. García Márquez não escreveu muito nos últimos anos devido aos seus problemas de memória.
 
Gerald Martin, biógrafo do escritor, disse que o manuscrito, aparentemente, começou como um conto. 
 
"Isso é uma surpresa para mim. Na última vez em que falei com Gabo sobre essa história, era um conto que seria incluso em um livro com três histórias similares independentes", disse Martin. "Agora estão falando sobre uma série de episódios em que a mulher tem uma diferente aventura a cada ano", completa. 
 
*Com informações da AP