Topo

Só 7% dos brasileiros incluem cultura em seu lazer, diz pesquisa do Sesc

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/04/2014 12h14

O Sesc (Serviço Social do Comércio) divulgou nesta quarta-feira (9) os resultados de uma pesquisa que examina os hábitos culturais dos brasileiros.

De acordo com o estudo "Públicos Culturais", apenas 7% dos brasileiros entrevistados realizam algum tipo de atividade cultural no seu tempo livre durante o final de semana. Nos dias de semana, esse número cai para 5%.

Questionados sobre o gênero de música que preferem, 40% dos abordados indicaram que a música sertaneja é o seu estilo musical favorito, seguido pela MPB que aparece com 23%. Já sobre danças, o forró aparece com 22%, seguido de samba e dança de salão, empatados com 11%.

Na televisão, 54% do público preferem assistir a novelas e 52% a filmes. Programas jornalísticos, por exemplo, aparecem com 26% e programas esportivos com 18% da preferência dos entrevistados.

A pesquisa ainda mostrou que 77% dos brasileiros se informam sobre o que acontece nas cidades em que residem e no mundo pela TV aberta. Já 36% se informam pela internet e apenas 16% em jornais impressos.

Quando o assunto é filmes, 39% dos entrevistados preferem filmes de ação, seguido comédia (38%) e romance (29%). Apenas 22% assistem a filmes nacionais com frequência. Já os filmes americanos estão entre os favoritos de 45% do público.

No teatro, 28% não sabem o gênero de peça predileto ou nunca assistiram a um espetáculo, e 26% não gostam ou nunca foram a uma exposição.

Outro dado que chama a atenção é o fato de que 34% dos entrevistados não gostam de nenhum tipo de leitura e 58% não leu nenhum livro nos últimos seis meses. Dos que leem, 19% preferem romances ou ficção, 18% a Bíblia, 10% temas religiosos ou espirituais e 9% romances históricos.

As entrevistas foram realizadas entre os dias 31 de agosto a 08 de setembro de 2013, com a participação de 2.400 pessoas maiores de 16 anos, em 139 cidades de 25 estados do Brasil. A margem de eero é de 2 pontos percentuais (para cima ou para baixo) para os resultados com o total da amostra, e 3 pontos para os resultados das perguntas apenas nas sub-amostras.

Veja a pesquisa completa com os gráficos no site do Sesc.