Topo

García Márquez deixa hospital, mas quadro ainda é delicado

Do UOL, em São Paulo*

08/04/2014 19h15

O Nobel de Literatura colombiano Gabriel García Márquez, de 87 anos, foi transferido para sua casa na Cidade do México, após passar oito dias internado por um quadro de pneumonia, informou a clínica, acrescentando que seu estado continua sendo "delicado" devido a sua idade.

"O escritor Gabriel García Márquez recebeu alta hoje (terça-feira, 8). Seu estado é delicado, de acordo com sua idade. Convalescerá em casa", disse à imprensa a encarregada de relações públicas do prestigioso Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, Jaqueline Pineda, na capital mexicana.

Por sua vez, a titular de Saúde do governo do México, Mercedes Juan López, disse nesta terça que o autor tinha sofrido um "quadro pneumônico bastante severo" e que, apesar de crise ter passado, será mantido sob vigilância em sua casa para que não retorne a infecção.

García Márquez deixou o hospital em uma ambulância.

Apesar de estar hospitalizado desde 31 de março, foi apenas na última quinta-feira que se divulgou que o autor colombiano havia sido hospitalizado por um "quadro de desidratação e por um processo infeccioso pulmonar e de vias urinárias".

Última aparição

A última aparição em público de García Márquez foi em 6 de março, quando saiu de sua casa no sul da Cidade do México para conversar com jornalistas em ocasião de seu aniversário.

O autor de "Cem anos de solidão" mostrou-se sorridente, recebeu presentes e tirou fotos, mas não falou com os jornalistas.

Nos últimos anos, restringiu ao máximo suas aparições em público e declarações por motivos de saúde.

Vida e obra

O escritor de 87 anos é considerado um dos autores de língua espanhola mais populares desde Miguel de Cervantes, no século 17. A fama literária extraordinária que alcançou em vida é comparável a de Mark Twain e Charlens Dickens. Ele vive no México há mais de 30 anos.

"Cem Anos de Solidão" , seu romance épico e alucinante, vendeu cerca de 50 milhões de cópias em mais de 25 línguas, e sua publicação em 1967 foi o marco de um boom da literatura latino americana que durou duas décadas.

Outros clássicos contemporâneos do homem de sobrancelhas negras espessas e bigode branco, conhecido pelos amigos apenas como "Gabo", incluem "Crônica de uma Morte Anunciada", "O Amor nos Tempos do Cólera", "O General em Seu Labirinto" e "O Outono do Patriarca ".

García Marquez ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982, e seus romances superaram as vendas de tudo o mais publicado em espanhol, exceto a Bíblia. Ao lado de escritores como Norman Mailer e Tom Wolfe, ele também foi um dos pioneiros da literatura de não-ficção, gênero que ficaria conhecido como New Journalism.

* Com informações das agências AFP e EFE, na Cidade do México