Topo

Internado, Gabriel García Márquez tem melhora; quadro de saúde é estável

Do UOL, em São Paulo

04/04/2014 11h23

O escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez amanheceu melhor nesta sexta-feira. O autor de “Cem Anos de Solidão” tem quadro de saúde estável, teve uma “boa noite de sono e continua respondendo aos medicamentos”, informou a família de Márquez à mídia local. 

Prêmio Nobel de Literatura, o escritor foi hospitalizado no México na última segunda-feira (31 de março) por uma infecção pulmonar. De acordo com o filho Gonzalo, o pai "está consciente (...) Está bem. Teve uma pequena infecção há alguns dias e preferimos trazê-lo para o hospital porque é idoso", explicou à imprensa.

"Não é uma pneumonia, mas uma infecção bronquial (...) É uma coisa dos pulmões, por isso bronquial, mas está em tratamento e evolui muito bem", afirmou. Mónica Alonso, assistente pessoal do escritor, confirmou que ele está de "bom humor".

García Márquez está sendo tratado com antibióticos no Instituto de Nutrição Salvador Zubiran, mas não ingressou pela seção de urgências, disse Gonzalo. Ele ainda afirmou que o pai pode receber alta "possivelmente na segunda ou na terça-feira".

A Secretaria de Saúde do governo do Distrito Federal confirmou que García Márquez ingressou nessa unidade médica na segunda-feira "por um quadro de desidratação e um processo infeccioso pulmonar e de vias urinárias".

Segundo o site de notícias Milenio, a melhora do escritor dependerá da força dele, já que pode estar afetada por conta da doença de Alzheimer, que foi diagnosticada há um ano.

O presidente do México Enrique Peña Nieto desejou melhoras ao escritor via Twitter. "Fui informado que Gabriel García Márquez se encontra hospitalizado. Lhe desejo uma pronta recuperação", escreveu.

Última aparição

A última aparição em público de García Márquez foi em 6 de março, quando saiu de sua casa no sul da Cidade do México para conversar com jornalistas em ocasião de seu aniversário.

O autor de "Cem anos de solidão" mostrou-se sorridente, recebeu presentes e tirou fotos, mas não falou com os jornalistas.

Nos últimos anos, restringiu ao máximo suas aparições em público e declarações por motivos de saúde.

Vida e obra

O escritor de 87 anos é considerado um dos autores de língua espanhola mais populares desde Miguel de Cervantes, no século 17. A fama literária extraordinária que alcançou em vida é comparável a de Mark Twain e Charlens Dickens. Ele vive no México há mais de 30 anos.

"Cem Anos de Solidão" , seu romance épico e alucinante, vendeu cerca de 50 milhões de cópias em mais de 25 línguas, e sua publicação em 1967 foi o marco de um boom da literatura latino americana que durou duas décadas.

Outros clássicos contemporâneos do homem de sobrancelhas negras espessas e bigode branco, conhecido pelos amigos apenas como "Gabo", incluem "Crônica de uma Morte Anunciada", "O Amor nos Tempos do Cólera", "O General em Seu Labirinto" e "O Outono do Patriarca ".

García Marquez ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982, e seus romances superaram as vendas de tudo o mais publicado em espanhol, exceto a Bíblia. Ao lado de escritores como Norman Mailer e Tom Wolfe, ele também foi um dos pioneiros da literatura de não-ficção, gênero que ficaria conhecido como New Journalism.