Topo

Trilogia erótica pega carona em "50 Tons" com história de amor difícil

Capa de "A Redenção de Gabriel" - Reprodução
Capa de "A Redenção de Gabriel" Imagem: Reprodução

Gabriel Mestieri

Do UOL, em São Paulo

14/03/2014 05h00

Com pegada erótica e surgida do trabalho de fãs da saga literária "Crepúsculo" (assim como "Cinquenta Tons de Cinza"), uma trilogia que mostra a história de um casal que tem que superar várias adversidades para viver um grande amor vem se destacando entre os fãs do gênero que começa a ser conhecido por "new adult".

A trilogia de Gabriel, cujo episódio final, "A Redenção de Gabriel", foi lançado no início do ano no Brasil pela Editora Arqueiro, tem como particularidade o fato de seu autor ser desconhecido. Os livros são escritos sob o pseudônimo Sylvain Reynard, canadense que pode ser tanto um homem como uma mulher.

Em "O Inferno de Gabriel", um renomado especialista no escritor italiano Dante Alighieri que dá aulas na Universidade de Toronto, Gabriel Emerson, se relaciona com uma aluna, Julia Mitchell, sem lembrar que já a havia conhecido no passado.

Fan fiction

Trabalhos de ficção escritos por fãs de alguma obra. Pode usar personagens da obra que os leitores são fãs ou ter conteúdo original. "Cinquenta Tons de Cinza" e "O Inferno do Gabriel" tiveram como origem trabalhos de fan fiction.

Além da arrogância de Gabriel e do fato de ele não lembrar de Julia, o fato de ambos terem tido vidas difíceis faz com que tenham que superar também a culpa e a autodepreciação para viver o relacionamento.

Para a diretora de direitos autorais da Editora Arqueiro, Nana Vaz de Castro, apesar de a origem da trilogia ter surgido do trabalho de um fã (a chamada fan fiction), fez diferença o fato do admirador ser uma pessoa "com domínio da área". "Não era um fã amador. E isso fez toda a diferença", diz.

O fato de a verdadeira identidade do autor ser desconhecida "gera um burburinho a mais", mas o que pesou mesmo para a editora comprar os direitos da trilogia foi a qualidade do texto. "Com a fan fiction, muita gente começou a publicar. E a variação na qualidade é muito grande. A trilogia de Gabriel chamou a atenção e logo foi contratada pela editora", conta.

New adult

Gênero literário surgido recentemente, tem personagens com idade entre 18 e 25 anos e foca nas descobertas da vida adulta: a sexualidade, a saída da casa dos pais, o início da carreira profissional etc.

Segundo Vaz de Castro, o sucesso de vendas da trilogia --juntos, os três títulos já venderam mais de 120 mil exemplares no Brasil-- não foi uma surpresa. "Estamos vendo que esse gênero está tendo muita popularidade e avaliamos muito até decidir contratação dele", diz. "E aí vendas não decepcionaram", afirma.

Ela conta que a escolha de novas apostas editoriais que podem se tornar campeões de venda se dá com uma intensa pesquisa. "Lemos muita coisa, vemos o que tem demanda, ouvimos os leitores pelas redes sociais", conta. "Depois vamos em campo, e vemos o que ainda está disponível. É um mercado muito dinâmico", completa.

A diretora afirma também que a grande maioria dos leitores das sagas eróticas é composta por mulheres. "O público masculino continua se concentrando em outros gêneros, como ficção histórica, espionagem, esse tipo de coisa", afirma.

Para 2014, a editora já tem uma nova aposta no gênero: as continuações da série "Sem Limites", de Abbi Glines, cujos dois primeiros títulos, "Paixão Sem Limites" e "Tentação sem Limites" foram lançados, respectivamente, em dezembro e em fevereiro.

Os próximos dois livros da série, de um total de cinco, serão lançados em junho e em outubro. Os títulos em português e a data de lançamento do livro que fecha a série ainda não foram definidos.