Topo

Clássico de Batman e contos de Neil Gaiman são destaques entres HQs de 2014

Guilherme Solari

Do UOL, em São Paulo

20/01/2014 12h06

O ano de 2014 promete diversas novidades de lançamentos nacionais dos quadrinhos, indo de clássicos internacionais, novas obras de Laerte e obras aclamadas recentemente, como a ficção científica "Aâma".

Veja abaixo alguns dos principais destaques de lançamentos de quadrinhos para este ano:

  • Divulgação

"Batman: Xamã" (Panini)

Uma clássica história do Batman dos anos 1990, com roteiro de Denny O´Neil e ilustrada por Ed Hannigan e John Beatty que retorna em janeiro, desta vez em edição completa. "Batman: Xamã" mostra um jovem Bruce Wayne ansioso para iniciar seu combate ao crime pelas ruas de Gotham. Sua primeira missão, no entanto, irá se mostrar árdua, conforme o futuro Cavaleiro das Trevas se vê preso em um universo de misticismo e mistério enquanto caça um assassino.

"As Barbas do Imperador" (Quadrinhos na Cia)

O quadrinista Spacca continua sua série satírica em HQ sobre a história do Brasil. Em "As Barbas do Imperador", ele ilustra a partir do livro da historiadora Lilia Moritz Schwarcz, mostrando o período do Segundo Império, uma época de grande desenvolvimento cultural e tecnológico. Outros destaques nacionais de menção honrosa deste ano do braço de quadrinhos da Companhia das Letras são coletâneas de Angeli ("Todo o Bob Cuspe") e de Larte ("Manual do Minotauro").

  • Divulgação

"Aâma" (editora Nemo)

Ficção científica do suíço Frederik Peeters vencedora em 2013 da 40ª edição do prestigiado Festival de Angoulême. Na história ambientada em um futuro distante, Verloc Nim acorda com amnésia e se une a Churchill, um gorila-robô. Ele entrega a Verloc um jornal que mostra como ele perdeu trabalho, família e amigos se distanciando de seu mundo obcecado por tecnologia. Ele é então levado por seu irmão em uma jornada em outro planeta em busca de uma substância misteriosa chamada “aâma”.

"Quadrinhos: História Moderna de uma Arte Global" (WMF Martins Fontes)

Obra com mais de 300 ilustrações analisadas que traça a trajetória dos quadrinhos do final dos anos 1960 até os dias de hoje. Diferente de obras anteriores, esta é uma trajetória global das HQs, abordando as tradições da arte sequencial em quatro continentes, como o mainstream americano, o nouvelle manga, o underground europeu e a influente cena britânia. Além de rever o passado, "Quadrinhos: História Moderna de uma Arte Global" também apontam para possíveis futuros para as HQs em um momento de revolução editorial, no qual o formato digital ganha mais força a cada dia.

  • Divulgação

"Neil Gaiman: Dias da Meia-Noite" (Vertigo/Panini)

Enquanto ainda não chegam notícias de um lançamento nacional de "Sandman Overture" - o quadrinho mais vendido de 2013 que marcou o retorno do personagem mais marcante de Gaiman - os fãs do escritor podem enfrentar a abstinência com este lançamento que reúne seis de suas históricas clássicas, reunidas pela primeira vez em uma única edição. São contos originalmente escritos para a DC antes de Gaiman explodir com o sucesso de Sandman, com protagonistas como John Constantine, Monstro do Pântano e o Sandman original, que homenageava a era de ouro dos quadrinhos.

"Creepy - Contos Clássicos de Terror Volume 2" (Devir)

A revista de horror "Creepy" se manteve como um dos últimos baluartes do gênero após a caça às bruxas contra os quadrinhos durante os anos 1950, quando HQs chegaram a ser queimadas em pilhas pelas ruas, acusadas de corromper a juventude. Esse segundo volume lançado pela Devir compila os volumes originais de seis a dez da publicação conhecida por suas histórias macabras e perturbadoras.

  • Divulgação

"Bourbon Street 2 - Turnê de Despedida" (8Inverso)

Conclusão de "Bourbon Street – Os Fantasmas de Cornelius", lançada em 2012. "Turnê de Despedida" retoma a atmosfera pulsante do Jazz da Nova Orleans de 1997, conforme a trupe do músico sexagenário Alvin é guiada pelo fantasma de Louis Armstrong por bares decadentes enquanto os artistas revivem as dificuldades de quem cria música por paixão.

"Quadrinhos no Cinema Vol. 3" (Évora)

Há pouco mais de uma década Hollywood redescobriu os quadrinhos, gerando uma onda de personagens de HQs invadindo as telonas e se tornando algumas das franquias mais lucrativas do cinema home. A terceira edição de "Quadrinhos do Cinema" reúne em formato de almanaque informações, curiosidades e imagens dos principais heróis das HQs que deram as caras na sétima arte. Uma boa obra de referência tanto para profissionais quanto o público que descobriu os personagens no cinema e quer se aprofundar em suas fontes originais.