Topo

Brasileiras encabeçam fila no lançamento do novo "Bridget Jones" em Londres

Claudia Silveira

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

10/10/2013 10h50

As estudantes brasileiras Rayanna Pereira, de 20 anos, e Beatriz Fontenele, de 22, estavam entre as primeiras da fila da sessão de autógrafos que marcou o lançamento do terceiro livro da série Bridget Jones, “Louca pelo Garoto”, na manhã desta quinta-feira (10), em uma livraria na região central de Londres.

As duas, que moram na cidade para estudar, estavam animadas com a expectativa de encontrar a autora Helen Fielding, que recebeu os fãs da série para autografar o novo livro.

“Eu li os dois livros anteriores [“O Diário de Bridget Jones” e “No Limite da Razão”] quando eu tinha 12, 13 anos e virei fã. Acho que agora, mais velha, vou conseguir me identificar mais com a história porque Bridget vai ter problemas mais próximos à minha realidade”, compara Beatriz. 
 
Entre os “problemas”, aponta ela, estão as novidades tecnológicas que surgiram desde o lançamento do primeiro livro, nos anos 1990, como redes sociais e mensagens de texto pelo celular. “Não mande SMS quando bêbada”, dita a própria Bridget Jones na contracapa do livro, dando uma ideia do que está por vir nas 383 páginas que recheiam a obra.
 
A amiga Rayanna, por outro lado, estava com um pé atrás sobre o que acontece com a protagonista. “Eu achava que esse novo livro seria uma continuação do último, mas muita coisa mudou, ela está mais velha, tem personagem que morre. Não fiquei muito feliz”, opina a estudante, deixando claro que sabe qual personagem morreu, mas que não quer falar quem é para não desanimar a amiga, que não sabia de nada.
 
O tal personagem é o marido de Bridget Jones, Mark Darcy. A morte dele foi divulgada pela autora no final de setembro e causou comoção nas redes sociais, além de ter ido parar na capa dos principais jornais londrinos. Beatriz quis evitar o spoiler, mas o assunto na fila enquanto os fãs aguardavam a autora chegar era justamente a viuvez da protagonista, que agora tem 51 anos.
 
Para participar da sessão de autógrafos, os fãs tiveram que se inscrever com antecedência para garantir o lugar. Mais de meia hora antes de a autora chegar, dezenas já esperavam por ela em pé. Homens e mulheres de idades diferentes — de adolescentes a idosos — não escondiam que eram fãs das peripécias da, agora, ex-solteirona Bridget Jones. 
 
Entre eles, estava a húngara Zsuzsanna Nyul, que, apesar de estar a passeio em Londres por somente uma semana, trocou visitas a atrações turísticas nessa manhã pelo autógrafo no livro. Ela, que já leu toda a série, disse que ficou um pouco desapontada com o rumo da protagonista nesse livro. “Mas vou ler mesmo assim. Viajo para Amsterdã amanhã e já vou lendo no voo”, conta.
 
Logo atrás de Zsuzsanna na fila, estava o estudante londrino Tim Doble. Ele contou que ficou “devastado” com a morte de Mark Darcy, mas que estava curioso para saber como a autora lidou com tantas mudanças na vida da protagonista. Ao lado dele, a estudante londrina Phoebe Stone também dizia estar na expectativa. Ela segurava tanto o livro novo quanto o primeiro da série, já desgastado pelos anos de leitura e releitura. “Trouxe para ela assinar o primeiro também.”
 
Quem não demonstrava tanto interesse assim pelo que continha no novo livro era o DJ londrino Muzz Khan. Ele só ficou na fila por causa da mulher, que é fã da série, mas estava trabalhando e não pôde encontrar a autora pessoalmente. Ao sair com o autógrafo no livro e no DVD do primeiro filme, além de uma foto com a autora segurando uma folha de papel com um recado para a esposa, ele respirou aliviado. “Salvei meu casamento”, disse, em tom de brincadeira.
 
Lançamento no Brasil
Apesar de o livro em inglês já estar disponível para a compra em sites brasileiros, "Louca Pelo Garoto" será lançado em português no Brasil somente no próximo dia 30, pela Companhia das Letras. A versão em português já está em pré-venda no e-commerce de livrarias como Cultura e Saraiva.