Topo

Turma da Mônica ganha site no UOL com conteúdo exclusivo; visite

Do UOL, em São Paulo

07/10/2013 07h00

Mônica --a baixinha, gorducha e dentuça mais famosa das histórias em quadrinhos-- completa 50 anos em 2013 e, para festejar, a Turma ganha, a partir desta segunda-feira (7), um site especial no UOL com conteúdos inéditos e exclusivos. Os clássicos personagens de Mauricio de Sousa estão agora no http://turmadamonica.uol.com.br.

O projeto do novo site foi elaborado ao longo de um ano e é simples e intuitivo. Na página princial há destaques para HQs, jogos e vídeos, além de janelas diretas para notícias ("Diário do Limoeiro"), produtos, lojinha da Mônica, Mônica Toy, ClimaKids Turma da Mônica e canais oficiais nas mídias sociais com atualização em tempo real.

No site também é possível navegar por personagem, com um menu visual e intuitivo que traz todos as criações de Mauricio de Sousa e link direto para o conteúdo de cada um deles.

O visitante pode filtrar e ler as historinhas de acordo com o personagem selecionado, vídeos, crônicas do Mauricio, Fanart (seção exclusiva para os fãs-artistas da Turminha), conteúdo para download como wallpapers inéditos, agenda de todos os espetáculos da Turminha em cartaz por todo o Brasil, perfis dos quase cem personagens.

50 anos de Mônica
Mônica apareceu pela primeira vez em março de 1963 na turma de Bidu, um simpático cachorrinho de cor azul, e Franjinha, um pequeno inventor, criados quatro anos antes pelo desenhista Mauricio de Sousa e que ainda fazem parte do inseparável grupo de amigos.

Apesar do carisma de Franjinha e Bidu e de seus quatro anos de vantagem com o público brasileiro do início da década de 1960, Mônica se apropriou da "Turma" e se tornou a protagonista da série, levada depois à televisão e ao cinema em desenhos animados. Com Mônica apareceu também há 50 anos Sansão, seu inseparável coelho de pelúcia.

A temperamental menina e seus melhores amigos - o enrolado Cebolinha, a gulosa Magali e o encardido Cascão - também já tiveram o privilégio de receber na turma alguns ídolos do futebol como Pelezinho e Ronaldinho Gaúcho.

As aventuras da Turma da Mônica são atualmente editadas também em inglês, espanhol, italiano e indonésio e alguns personagens tiveram depois suas próprias revistas.

Hoje, 50 anos depois que a personagem fez sua aparição nas tiras cômicas do jornal "Folha da Manhã", Mônica de Sousa, filha de Maurício e inspiração para as histórias, trabalha como diretora comercial da empresa familiar e é a responsável pela comercialização da revista de sua "gêmea".