Topo

Com investimento do governo de SP, 29 obras de Portinari serão restauradas

 29 obras do artista Candido Portinari estão expostas na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Cana Verde, em Batatais - Divulgação/Prefeitura de Batatais
29 obras do artista Candido Portinari estão expostas na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Cana Verde, em Batatais Imagem: Divulgação/Prefeitura de Batatais

Do UOL, em São Paulo

27/09/2013 17h33

O governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Batatais assinaram nesta sexta (27) um convênio no valor de R$ 374 mil para o restauro de 29 obras do artista Candido Portinari, expostas na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Cana Verde, em Batatais.

“Quem ganha com este restauro é a população paulista e do Brasil. É nosso dever preservar o patrimônio cultural para esta e para futuras gerações”, afirmou o governador Geraldo Alckmin na cerimônia de formalização do convênio ao lado do prefeito de Batatais, Eduardo Oliveira.

  • Expostas na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Cana Verde, em Batatais, obras de Candido Portinari serão restauradas

Compõem o conjunto a ser restaurado as 14 telas da Via Sacra tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1982, e outras que representam principalmente temas religiosos. A previsão é que a restauração seja concluída em 18 meses.

Portinari foi batizado na Igreja Matriz de Batatais e doou as peças pintadas em 1954 para o local, que atualmente possui um acervo composto em sua maioria por obras do artista.

De acordo com parecer técnico realizado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico, todo o conjunto de obras exposto na igreja é um recorte significativo da obra de Câandido Portinari. O estudo ressalta que o entrelaçamento entre as obras que representam a Via Sacra, as pinturas religiosas e os retratos dos mecens que incentivaram a produção das mesmas formam um conjunto auto-explicativo, instalado em local e paisagem pertinentes, que qualifica a cultura local e estadual.